Diocese de Patos lança Campanha de Conscientização sobre o Voto

By | 23/07/2016 3:24 pm

 

(Veja comentário no final)

A Diocese de Patos lançou na tarde desta sexta 22, a Campanha “VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA”. Às 16 horas, O Bispo Dom Eraldo, Padres, representantes de Pastorais, Movimentos Religiosos, Associações Comunitárias, Sindicatos, Autoridades Judiciárias, Lideranças Políticas de Patos e de outros municípios, cidadãos e Cidadãs se concentraram na Praça do Colégio Pedro Aleixo.
Após acolhida e motivação sobre a Campanha, aconteceu uma caminhada até a Praça Getúlio Vargas. Durante a caminhada a população foi sendo informada sobre os reais objetivos da Campanha.

Na Praça Getúlio Vargas Dom Eraldo usou da Palavra para encorajar aos presentes sobre a necessidade de se fazer do processo eleitoral um exercício pleno da Cidadania, onde as propostas em favor da vida do povo e das pessoas mais necessitadas sejam o centro da Campanha Eleitoral. Ele esclareceu que a necessidade do exercício da Política como serviço nasce do próprio Evangelho, da Doutrina Social da Igreja e dos apelos do Papa Francisco.
Dom Eraldo apelou para que os eleitores e lideranças políticas não transformem o exercício da política e as eleições num mero balcão de negócios, mas que sejam oportunidades de se praticar o bem e contribuir efetivamente para melhorar a vida do povo, através de políticas públicas adequadas às carências da população.

Dom Eraldo esclareceu que a igreja não indica candidatos ou candidatas, mas oferece orientações para que através do voto consciente se possa eleger lideranças capazes de trabalhar com honestidade e competência administrativa, em favor da vida.
O Padre João Saturnino, Vigário Geral da Diocese, esclareceu que serão realizadas várias atividades durante o processo eleitoral. Entre elas a capacitação de formadores para trabalhar o material produzido pela Diocese e plenárias nas comunidades e Paróquias para estudos e debates sobre as eleições.

Padre João Afirmou ainda que um dos sonhos da Diocese é implantar comitês permanentes da Lei 98.40 que combate a compra de votos e o uso da máquina administrativa durante os períodos eleitorais.

Ao encerrar a atividade Dom Eraldo Agradeceu a todas as pessoas presentes, aos organizadores do evento e decretou lançada a Campanha “VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIAS” para toda Diocese de Patos.

(José de Anchieta de Assis)

Comentário do programa – Muito válida a campanha da Igreja de Patos. Não cabe à Igreja indicar candidatos, mas apresentar critérios que entende importantes para uma boa escolha. Até por que dificilmente seus representantes locais conheceriam todos os candidatos tão profundamente como o próprio eleitor tem condições de conhecer. Numa campanha de nível estadual ou nacional a Igreja podia até transmitir informações que não pudessem ser do conhecimento do público menos esclarecido acerca de determinados candidatos, mas nunca campanha local, o eleitor talvez tenha maior conhecimento sobre os candidatos. Um reparo sobre a redação da notícia, com todo respeito ao meu querido amigo e companheiro de rádio Anchieta. O Colégio Estadual há muito deixou de ser Pedro Aleixo, vice-presidente durante a ditadura militar, hoje ele homenageia um dos maiores educadores que esta terra conheceu, Mons. Manoel Vieira. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *