Adeptos de Dinaldinho/Bonifácio prometem surpresa para esta semana.
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 14/08/2016
O Point da Imprensa, criação de Carlos Estevem, ou o Bar da Imprensa, segundo a tradução de Adilton, começa a ser palco de importantes acontecimentos políticos locais. Nas redes sociais apareceram fotos tirados neste final de semana, onde aparecem quatro dos candidatos a prefeito de Patos (Naborzinho, Jacob, Lenildo e Dinaldinho) reunidos, justamente no Point/Bar da Imprensa, que, para quem não sabe, funciona no Shopping Cidade, ali na rua Pedro Firmino, esquina com a rua João da Mata. Para esta semana está previsto, para o local um evento do PPS, com a presença do presidente estadual Nonato Bandeira, para sacramentar a coligação entre PPS e PSDB. Os adeptos das candidaturas de Dinaldinho e Bonifácio Rocha, inclusive, prometem uma surpresa. O anúncio de um apoio importante à principal chapa de oposição.
Dr. Érico Djan anunciou apoio à chapa Dinaldinho/Bonifácio Rocha
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 16/08/2016
Em evento que aconteceu no Point da Imprensa, no Shopping Cidade, na manhã desta terça-feira, 16 de agosto, o médico Dr. Érico Djan anunciou seu apoio à chapa Dinaldinho Wanderley (PSDB)/Bonifácio Rocha (PPS). Outras lideranças ligadas a ele também o seguiram no apoio à principal chapa de oposição. Dr. Érico era, até há poucos dias, pré-candidato a prefeito pelo PSB. Durante as tratativas de acordo entre PSB e PMDB seu nome foi cotado para ser vice na chapa de Nabor Wanderley. Dr. Érico recusou taxativamente os convites dizendo que ou seria candidato a prefeito ou não seria candidato a vice de ninguém. Cumpriu o dito e o PSB terminou indicando o nome de José Lacerda Brasileiro como companheiro de chapa de Nabor. Um detalhe que pouca gente sabe é que Dr. Érico é genro de Hermano Wanderley, irmão do ex-prefeito Dinaldo Wanderley, de quem foi Secretário de Planejamento. Hermano foi, juntamente com Dinaldo, acusado em processos promovidos no início da primeira administração de Nabor Wanderley.
Feriado do Dia do Comerciário deve ser mudado no ano que vem.
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 15/08/2016
A comemoração do Dia do Comerciário, nesta segunda-feira, 15 de agosto, apesar de ser das mais justas, incomoda a comerciantes e aos fregueses dos estabelecimentos comerciais. E o que é pior, acontece justamente num dia de feira, prejudicando, por exemplo aos feirantes que veem seu movimento diminuir sem nenhuma vantagem para os seus negócios. Como o feriado é criado apenas a nível local, através da convenção da categoria, já há um movimento estadual para mudar a data. Na cidade de Sousa, o Dia do Comerciário já foi mudado para a segunda-feira de carnaval, um dia em que os comerciários eram obrigados a trabalhar, mesmo que os outros estivessem apenas curtindo a ressaca. Segundo entrevista colhida por Adilton Dias, junto aos presidentes da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços dos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, João de Deus dos Santos, e do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviço de Patos e Região, Everaldo Lima dos Santos, a partir do próximo ano, o Dia do Comerciário deverá sem comemorado na segunda-feira de Carnaval, num movimento que deve ser acompanhado por outros sindicatos dos empregados do comércio no Estado. As declarações foram obtidas por Adilton, durante a festa do Dia do Comerciário que acontece durante todo o dia de hoje, no Ginásio do SESI, em Patos.
Querem aplicar a “Lei da Mordaça” em Patos
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 15/08/2016
Fiquei surpreso, nesta segunda-feira, 15 de agosto, pela manhã, ao ouvir em uma emissora de rádio a informação de que estaria sendo requerida, em um dos tribunais superiores em Brasília, uma medida cautelar para impedir a divulgação de fatos apurados em operações policiais e diligências do Ministério Público Federal, envolvendo irregularidades apuradas em administrações municipais da região. Tais apurações foram autorizadas pela Justiça Federal e não estão submetidas a sigilo, o que não impede, portanto que o público tome conhecimento delas. A justificativa dos requerentes é que a divulgação de áudios e documentos colhidos nestas operações poderiam influir no ânimo dos eleitores. Não acreditamos que a Justiça autorize a aplicação desta “mordaça” nas autoridades federais, até porque é de todo interesse público que os eleitores tomem conhecimento destes fatos, para evitar que votem em pessoas acusadas de corrupção. Quem pretende esconder tais fatos do público, certamente tem interesses escusos a esconder, porque “quem não deve não teme”. A campanha eleitoral tem a finalidade, justamente, de levar ao conhecimento dos eleitores as propostas dos candidatos e ao mesmo tempo a qualificação deles para o exercício do cargo. Por sinal, o combate a corrupção tem calado fundo no espírito do brasileiro que está convicto de que o desemprego, a falta de assistência médica, a educação “capenga”, a inflação e outros males que afligem hoje agudamente os brasileiros se devem à corrupção em todos os níveis da administração. Em nossa região, tem provocado reflexões e debates a campanha feita de valorização do voto, promovida pela Diocese de Patos, mostrando quanto a corrupção prejudica a população, principalmente os mais carentes, e como o voto é importante para mudar este estado de coisas. A valorização do voto, pregado pela campanha e o seu lema tem calado fundo: “Voto não tem preço, tem consequência. Se você não quer um Brasil corrupto, não se corrompa”. E tem incomodado os corruptos da região.
Zé Lacerda será mesmo o candidato a vice de Nabor Wanderley?
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 16/08/2016
Parece que no PSB de Patos não se acredita muito que a candidatura de José Lacerda Brasileiro a vice-prefeito na chapa de Nabor Wanderley vai vingar. O vereador Diogo Medeiros teria providenciado o registro tanto da própria candidatura como a de sua esposa, Samira Barbosa Medeiros, a vereador na cidade de Patos. Segundo algumas especulações, ele estaria “azarando” a possibilidade de vir a ser candidato a vice-prefeito, caso em que sua esposa seria candidata a vereador em seu lugar. Um homem prevenido vale por dois. No seu caso, garantiria pelo menos um contracheque. Por trás de tudo isso, estaria a informação de que Zé Lacerda não teria se desincompatibilizado a tempo e poderia ter a sua candidatura impugnada por algum dos adversários.
PS – A colegas de imprensa que o entrevistaram Diogo teria justificado o registro do nome da esposa com a necessidade de indicar mulheres na chapa proporcional. Na realidade, Samira é o único nome feminino, entre os indicados pelo partido. Será que a Justiça Eleitoral não entenderia esta indicação como uma fraude à lei?
Alexandre Carvalho faleceu nesta quinta-feira.
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 18/08/2016
Faleceu nesta quinta-feira, 18/08, na capital do Estado, depois de prolongada enfermidade, o senhor Alexandre Dumas Carvalho Neto. Alexandre Carvalho, tinha 48 anos de idade, era funcionário do fisco estadual, lotado na Coletoria de Patos. Era filho do saudoso médico Dr. Geraldo Gomes de Carvalho e de dona Marinha Franco de Carvalho. Alexandre, pertencia à família Gomes, uma das mais tradicionais da cidade, era ainda jovem e tinha um largo círculo de amizades. Seus amigos e parentes rezavam pela sua recuperação, mas infelizmente, a doença foi mais forte. O corpo foi velado na residência da família, na rua Peregrino Filho, próximo ao Colégio Cristo Rei. A dona Marinha, à viúva e demais familiares as nossas condolências.
Faleceu nesta quinta-feira, 18/08, aqui em Patos, Vandinho Parente.
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 18/08/2016
Faleceu hoje pela manhã, aqui em Patos, segundo as primeiras informações, vítima de infarto, o empresário Wandemburg Maracajá Parente. Vandinho tinha 62 anos de idade, era filho do agropecuarista Geraldo Maracajá e tinha um depósito de material de construção na rua do Prado, em frente a UPA. Era genro de Roberto de Bivar. Vandinho foi meu aluno no Colégio Diocesano de Patos. O corpo foi velado na Central de Velórios, próximo ao Hospital Regional e sepultado no Cemitério de São Miguel. As nossas condolências a todos os familiares.
Faleceu Buchada, dos antigos nacionalinos.
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 19/08/2016
Faleceu no final da manhã desta quinta-feira, 18 de agosto, vítima de acidente automobilístico entre Campina Grande e Soledade, o ex-atleta, roupeiro e massagista do Nacional de Patos, Fernando Antônio. Buchada, como era mais conhecido, exibia com orgulho uma foto tirada ao lado do grande Garrincha a quem dizia ter marcado em jogo que disputou em Patos contra o Nacional. Residente próximo ao Campo de Totô, no Monte Castelo, Buchada era irmão de Míriam, que dourou os sonhos de muitos adolescentes da minha época. Era muito querido entre os nacionalinos pela sua dedicação ao clube. O sepultamento deve acontecer no final da tarde desta sexta-feira, no Cemitério de Santo Antônio. Nossas condolências aos seus familiares e rápido restabelecimento do seu filho que dirigia o veículo acidentado e teve que ser atendido no Hospital de Traumas de Campina Grande.
- PS. Nesta sexta-feira, ouvi um depoimento de um dos antigos atletas do Nacional sobre a dedicação de Buchada na condição de roupeiro do clube. Ele ficava à margem do campo com equipamentos de sapateiro, para rebater pregos nas chuteiras antigas, quando estes começavam a incomodar durante o jogo. E era exímio organizador do material dos jogadores que mantinha sempre limpos e bem ordenados. (LGLM)
SINFEMP reclama de condições em que se faz recadastramento de servidores do município.
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 20/08/2016
A presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Patos e Região (SINFEMP), Carminha Soares, em contato com a imprensa, comentou o processo de recadastramento dos funcionários do município, por conta da migração das suas contas de salários do Banco do Brasil para a Caixa Econômica Federal. Ela reclamou das condições físicas do ambiente, pouco espaçoso e sem conforto ambiental. Outro dos pontos contestados por Carminha foi a exigência feita aos funcionários para que assinassem uma declaração informando que não tem casos de nepotismo em sua relação com a administração. Carminha disse que orientou os funcionários a não assinar tal declaração.
É absolutamente inoportuna a exigência desta declaração de nepotismo de parte de funcionários efetivos da administração a não ser que estejam ocupando cargos comissionados ou funções gratificadas. Ou seja, só seria exigível daqueles que podem ter sido nomeados por influência política, o que seria o caso também dos contratados, onde esta influência pode se exercer.
“O nepotismo está estreitamente vinculado à estrutura de poder dos cargos e funções da administração e se configura quando, de qualquer forma, a nomeação do servidor ocorre por influência de autoridades ou agentes públicos ligados a esse servidor por laços de parentesco. Situações de nepotismo só ocorrem, todavia, quando as características do cargo ou função ocupada habilitam o agente a exercer influência na contratação ou nomeação de um servidor. Dessa forma, na nomeação de servidores para o exercício de cargos ou funções públicas, a mera possibilidade de exercício dessa influência basta para a configuração do vício e para configuração do nepotismo.
“Em 18 de outubro de 2005, o Conselho Nacional de Justiça editou a Resolução nº 07, banindo definitivamente as práticas de nepotismo do Poder Judiciário brasileiro. A norma especifica os casos em que o favorecimento de parentes na nomeação para cargos de provimento em comissão ou função gratificada representam nepotismo, salvaguardando situações nas quais o exercício de cargos públicos por servidores em situação de parentesco não viola a impessoalidade administrativa, seja pela realização de concurso público, seja pela configuração temporal das nomeações dos servidores.”
É assim que o site do Conselho Nacional de Justiça trata a questão do nepotismo, entendimento hoje extensivo a toda a administração pública. (LGLM)
Branco de Gérson faleceu em João Pessoa.
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 20/08/2016
Raimundo Ferreira Nóbrega, Branco de Gérson Nóbrega, figura muito conhecida da minha geração, faleceu na manhã deste sábado, 20/08, no Hospital Laureano, em João Pessoa, aos 67 anos. A informação me foi repassada pelo companheiro Luciano Fortunato que acabara de a receber da capital do Estado. Branco era filho de Gérson do Moinho, industrial do ramo de temperos na rua Leôncio Wanderley, esquina com o beco que ficou conhecido como Beco do Colorau, tradicional produto do Moinho. Branco foi citado por mim, em recente matéria, como dos alunos meus em uma das turmas em que lecionei no antigo Colégio Diocesano de Patos. Era uma turma meio turbulenta, cujos participantes se tornaram todos homens de bem. Daqui os nossos sentimentos a todos os familiares de Branco, cujo nome completo o tempo apagou da minha memória (tive que refrescá-la no Facebook), embora me lembre dele pela figura decente em que se tornou.