(Veja comentário no final)
A 6ª Gerência Regional de Saúde recebeu na tarde desta quinta-feira 18, profissionais da atenção básica, vigilância epidemiológica, vigilância ambiental, imunização e veterinários. O motivo desse encontro foi a mobilização que vem sendo feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, visando a Campanha Nacional de Vacinação contra Raiva Animal, que acontece no próximo mês, com o Dia D programado para dia 17.
Para a Paraíba vieram 700 mil doses para vacinar cães e gatos, principal foco da doença no círculo urbano, doses essas já disponíveis para o caso do município que queira imunizar os animais de áreas de difícil acesso, da zona rural.
As sucessivas campanhas, aliado a isso outras estratégias, como cobertura focal, clínica de cães e gatos, profilaxia da raiva humana, contribuem para que os resultados atingidos tenham sido bastante positivos, com a redução em larga escala de notificações. “Estamos há seis anos na Paraíba sem casos de raiva canina e felina e há 17 anos sem registro de casos de raiva humana”, informa Francisco de Assis Azevedo, Chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que repassou informações e planos de ação para a campanha.
Essa mobilização para a campanha nacional contra raiva recebe total apoio das gerências de saúde e dos municípios. Na Paraíba a meta é imunizar 605 mil cães e gatos, a partir de três meses de vida.
(Marcos Eugênio da Ascom da 6ª GRS, no Maispatos.com)
Comentário do programa – Esta vacinação é muito importante tanto para os animais como para os que convivem com eles. Não deixe de vacinar o seu animal de estimação ou seu cão de guarda. (LGLM)