Comarca de Patos pode em breve ser promovida a terceira entrância.

By | 22/08/2016 2:40 pm

O Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça da Paraíba, em análise realizada nesta sexta-feira (19), verificou que, a princípio, a comarca de Patos atende aos requisitos necessários para elevação de segunda para a terceira entrância, conforme previsto na Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado (LOJE). O processo teve a relatoria do desembargador Leandro dos Santos e seguirá para apreciação do Tribunal Pleno.

Conforme o artigo 319 da Lei, a comarca poderá ser elevada de segunda para terceira entrância, quando contiver: população mínima de cem mil habitantes; número mínimo de trinta mil eleitores; receita tributária equivalente a vinte vezes a exigida para a criação de município no Estado; número mínimo de três mil feitos judiciais distribuídos nos últimos doze meses anteriores à elevação.

Ainda na sessão, que deliberou pela viabilidade da elevação de Patos, o vice-presidente do TJPB, desembargador José Ricardo Porto, solicitou à Presidência a realização de estudos para a elevação da comarca de Guarabira à terceira entrância, destacando que “Guarabira também possui os requisitos necessários para tal”.

(Gecom – TJPB)

Comentário do programa – A notícia é alvissareira para a cidade de Patos. A partir da elevação da comarca de Patos à terceira entrância, os juízes lotados em Patos podem sair daqui promovidos a desembargadores, sem precisar passar por comarcas de Campina Grande, João Pessoa, Bayeux, Cabedelo ou Santa Rita, todas de terceira entrância, último passo necessário para o juiz ser promovido a desembargador. Dra. Maria das Graças de Morais Guedes e Dr. Leandro do Santos, por exemplo, atuais desembargadores, foram juízes em Patos, mas tiveram que passar por comarcas de terceira entrância para serem promovidos para o Tribunal de Justiça. Isto garantirá a permanência em Patos de juízes muito mais experientes que aqui permanecerão até serem nomeados desembargadores por antiguidade ou merecimento. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *