Quais as chances de o TRE aprovar o registro de Nabor?

By | 18/09/2016 7:22 am

Muita gente tem-me feito esta pergunta, mas a qualquer jurista, e eu não o sou, a resposta é difícil. Cada processo é um processo. A sabedoria popular ensina que “de urna de eleição, de bunda de menino novo e de cabeça de juiz, ninguém sabe o que sai”. Além de não conhecer o processo na íntegra, sou um mero jornalista e não tenho o saber suficiente para fazer uma previsão. Os juízes examinarão os argumentos expedidos por quem fez a impugnação, os utilizados pelo juiz na sua sentença, o que disseram os advogados de Nabor em seu recurso, verificarão as provas acostadas por um lado e outro e formarão o seu entendimento sobre o assunto. O que se espera deles é que julguem com imparcialidade, sem se deixar levar por sentimentos pessoais, por pressões externas, por medo da repercussão que possa ter o acórdão (decisão de um tribunal) que vão subscrever. Isto seria o procedimento ideal. De juízes terrenos se espera o julgamento perfeito. Mas não existe ninguém perfeito, só Deus. Que Ele, pelo menos, ilumine os juízes para exararem o acórdão mais perfeito possível. Mas do acórdão do TRE a parte insatisfeita ainda pode recorrer ao TSE, não sabemos é se haverá tempo para que este acórdão seja dado antes das eleições.

Prolatado o acórdão, pelo TRE ou pelo TSE, qualquer que seja o resultado, ainda há um grande juiz que vai se manifestar no dia 2 de outubro, o povo patoense. A sentença do eleitor é irrecorrível, a não ser que ocorra algum fato posterior que tire a elegibilidade do candidato que tenha sido preferido por ele.

Há quem queira comparar a situação de Nabor a de outros candidatos que conseguiram reverter uma decisão do juiz local, pelo plenário do TER. Lembramos mais uma vez que cada processo é único, por parecido que seja.

De qualquer maneira, que ninguém esqueça, a decisão do TRE, qualquer que seja ela, não determina quem será o futuro prefeito. Isto quem decide é o povo de Patos. A menos que escolha um candidato inelegível.

Para quem tenha a curiosidade de conhecer a sentença do Dr. José Nilton de Barros que acatou a impugnação da candidatura de Nabor e Zé Lacerda, e que não teve acesso a ela até o momento, nós a disponibilizamos a seguir.

Sentença que indeferiu em PATOS a candidatura de Nabor e da qual o PMDB está recorrendo.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

10 thoughts on “Quais as chances de o TRE aprovar o registro de Nabor?

  1. Garibaldi Soares De Oliveira Soares de Oliveira

    Onde cabe recursos….não se discute….ganha quem tem mais…

    Reply
  2. Luiz Gonzaga Lima de Morais

    Jorge, a decisao do STF só acoberta as prestaçoes de contas normais nao acoberta, por exemplo, as tomadas de contas especiais de convenios, por exemplo.

    Reply
  3. Jorge Marcilio

    A decisão tange a competência de julgamento, que é EXCLUSIVA do legislativo, e não dos tribunais. Misturamos as coisas aí. PS: Nem entrei no mérito das decisões dos tribunais, não tenho o processo em mãos

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *