As armas contra o câncer são os exames regulares e a detecção precoce da doença. Foi o que disse o mastologista Thiago Pereira que proferiu palestra na manhã desta segunda-feira (17) no auditório do Forum Miguel Satyro, no Centro de Patos, durante evento do ‘Outubro Rosa’.
De acordo com Thiago Pereira, que prefere não referir-se à doença usando o termo prevenção, porque na opinião dele o termo não existe, uma alimentação adequada, atividade física habitual e evitar o uso do cigarro e do excesso no consumo de bebida alcoólica podem contribuir para uma vida saudável. Pois o hábito de fumar, o sedentarismo e o consumo excessivo de bebida alcoólica, açúcar, sal e gorduras podem facilitar o surgimento da doença.
O exame que pode detectar precocemente o câncer de mama é a mamografia, com o complemento de ultrassonografias. O procedimento deve ser feito a cada dois anos em mulheres acima dos 40 anos. O autoexame também ajuda, mas não exclui a mamografia, pois, conforme o mastologista, há casos em que o autoexame descobre os tumores tardiamente, quando eles já estão avolumados.
Além do mastologista Thiago Pereira, a odontóloga da Universidade Federal de Campina Grande, Keila Barroso, também repassou informações importantes sobre o câncer de mama.
Participaram da atividade, o juiz da infância e adolescência de Patos, diretor do Forum Miguel Sátyro, Hugo Zaher; a presidente do Grupo Amigas Viva a Vida, Gerúsia Delfino; a presidente da Associação Patoense da Apoio aos Portadores de Câncer – APPC, Lenice Fernandes Gonçalves; a 1ª Sargento da Polícia Militar, Mônica Lima; o secretário de Articulação Social, José Ribamar Cavalcante e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Patos, Socorro Cavalcante.
Obrigada pelo apoio e VIVA A VIDA!