Acompanhado do superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, do vereador Diogo Medeiros e de seus secretários, entre eles o de Agricultura, Eduardo Rabay, o prefeito interino de Patos Lenildo Morais assinou um acordo de cooperação técnica com a Funetec-PB, visando o Cadastro Ambiental Rural (CAR) das pessoas que atuam na agricultura familiar na cidade de Patos. O momento também contou com a presença de vários agricultores e agricultoras das comunidades locais.
O CAR é um registro eletrônico e obrigatório para todos os imóveis rurais, responsável por formar uma base de dados estratégicos para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
“Cada cadastro custa em torno de 600 reais pela iniciativa privada. Então imagine cerca de mil e quinhentos cadastros sendo feitos sem nenhum custo para os agricultores familiares da nossa cidade. Isto significa um avanço muito importante para que esses agricultores possam a partir de hoje procurar a Secretaria de Agricultura do município, levar seus documentos pessoais e das terras, para que de imediato os técnicos da FUNETEC efetuem o cadastro” ressaltou Lenildo.
O presidente da Funetec, Anselmo Castilho, lembrou que a gratuidade do cadastro se dá pela colaboração do governo federal que está pagando pelo trabalho que será executado pela Funetec. Ele ainda destacou que o cadastro é obrigatório e prevê punição para aqueles aqueles que não o fizerem.
O secretário de Agricultura Eduardo Rabay, pontuou que a ideia desse cadastro é elaborar uma fotografia da situação real da região, além de viabilizar a continuidade e chegada de outros projetos que envolvem o meio rural da cidade.
Manoel Messias, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Patos, disse que a adesão ao CAR é de suma importância, uma vez que o cadastro possibilita uma série de benefícios. Ele ainda alertou que ficar fora do mesmo pode acarretar alguns prejuízos no tocante aos projetos direcionados à agricultura.
Uma outra melhoria significativa para o setor de Agricultura local também foi anunciada pelo prefeito em exercício Lenildo Morais, com a retomada da construção das barragens subterrâneas.