Decisão do STF não proíbe as greves, só as dificulta.

By | 28/10/2016 11:22 am

O STF (Supremo Tribunal federal) decidiu nesta quinta (27), por 6 votos a 4, que o poder público deve cortar os salários de servidores em greve. A sentença tem repercussão geral e obriga todos os tribunais do país a adotarem o entendimento da corte sobre esse tema.

A maioria dos ministros acompanhou o entendimento do relator, Dias Toffoli. Para ele, não deve haver descontos somente nos casos em que a paralisação for motivada por quebra do acordo de trabalho por parte do empregador, com atraso de pagamento dos salários, por exemplo.

Pelo que entendemos a decisão só atinge os servidores públicos, ou seja aquele vinculados à administração direta, indireta, autárquica e das fundações públicas. Seriam, portanto, aqueles regidos pelo Estatutos do Servidores Públicos, os chamados estatutários. Isto abrange, na esfera federal, funcionários dos Ministérios, das Polícias Federal e Rodoviária Federal, os da Justiça, do Congresso Nacional, do Ministério Público Federal. Nas esferas estaduais e municipais os seus correspondentes.

Não são atingidos pela decisão os funcionários do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Petrobrás e Correios que são empresas de economia mista ou empresas públicas e cujos empregados são celetistas, ou seja sujeitos às mesmas leis que os empregados das empresas privadas.

Na realidade, a decisão vai dificultar as greves mas não as proíbe. Os servidores agora vão pensar bem se a greve é justa e se vale a pena entrar em greve, com o risco de ficar sem salário. O Governo só será obrigado a pagar os salários se a greve for considerada justa.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *