O patoense, radicado na Bahia, Leonardo Pereira Aciole, 16 anos, aluno do Colégio Raimundo Santiago de Souza, localizado em Tagibá, Bahia, ficou entre os 125 melhores, recebendo medalha nas Olímpiadas de Língua Portuguesa, garantindo-lhe a medalha de bronze.
Trata-se de um concurso nacional voltado para as escolas públicas de todo Brasil. De 82.169 textos inscritos no gênero crônica.
Prata e ouro serão buscados na segunda semana de novembro, de 07 a 11/11/2016, quando aluno e professor participarão do encontro Regional que acontecerá em Porto Alegre/RS.
Na oportunidade o aluno trabalhará novos textos que serão avaliados pela Comissão julgadora. As despesas de viagem e hospedagem serão custeadas pelo Banco Itaú e pela Olimpíada.
Além disso, professor e aluno trabalharão em oficinas para melhorar a produção de textos, visita a museus, teatro, pontos turísticos em Porto Alegre e receberão um total de R$ 300,00 para compra de livros. Caso o aluno avance na produção textual, outra viagem acontecerá. Dessa vez para Brasília/DF.
Leonardo Pereira nasceu em Patos na Rua Porfírio da Costa, e estudou no colégio Alexandrino Rodrigues de Oliveira, bairro Santo Antônio, aqui em nossa cidade. A família entrou em contato com a redação do Patosonline.com e pediu que a notícia fosse divulgada para seus conterrâneos.