(Veja comentário no final)
O empresário e agropecuarista suíço-franco-brasileiro Dr. Pierre Landolt foi o entrevistado na noite desta quinta-feira, dia 17, no Programa Polêmica, levado ao ar pela Rádio Espinharas de Patos. Dr. Pierre foi convidado para falar sobre a situação do desabastecimento de água ocasionado pela maior estiagem dos últimos 50 anos e relatar a experiência do reuso da água.
Dr. Pierre já utiliza em algumas de suas fazendas o sistema que permite fazer reuso de água evitando desperdício. O empresário falou da experiência do uso racional da água em alguns países, a exemplo da França que já é referência mundial. Dr. Pierre fez menção a uma cidade no Rio Grande do Norte que foi destaque nacional por criar sistema de reutilização de água.
Perguntado sobre o porquê de as pessoas desperdiçarem tanta água, mesmo diante de tão grave crise, Dr. Pierre disse que o preço baixo da água incentiva o desperdício, bem como a falta de consciência da população que não entende que essa água tem fim. O empresário denunciou a construção de vários pequenos açudes nos leitos dos rios que levam água para os grandes açudes, como Coremas e Mãe D’água. De acordo com ele, após a construção desses pequenos açudes antes dos grandes, houve um esvaziamento dos grandes e que abastecem as cidades.
Dr. Pierre falou sobre investimentos através da energia solar obtida por painéis fotovoltaicos. Ele relatou que começa a planejar a produção de energia solar na Fazenda Tamanduá. O agropecuarista disse que não é favorável a privatização da CAGEPA sem que ocorra uma discussão mais profunda das regras, pois, diferentemente de alguns países onde existem várias empresas prestando o serviço, aqui pode ocorrer de forma diferente.
(Jozivan Antero – Patosonline.com)
Comentário do programa – A leitura de Pierre é correta. Nós desperdiçamos água por que ela é barata. Isto é psicológico. Você deixa uísque no fundo do copo? Ou toma uma dose de Serra Limpa pela metade? Mas deixa cerveja ou uma dose de 51. Pierre fez uma constatação correta. É tanto que em São Paulo, o Governo usou uma cobrança progressiva da conta dágua para evitar o desperdício. E funcionou. Aqui já se faz coisa semelhante mas como a agua é barata a gente quase não sente o aumento. Infelizmente nós não valorizamos a água e por isso a desperdiçamos. Esta é uma grande verdade. Por exemplo. Durante o banho, você fecha a torneira enquanto se ensaboa? Fecha a torneira da pia enquanto ensaboa os pratos ou escova os dentes? (LGLM)