“O preço da água é barato e o pessoal não entende que essa água tem fim”, diz Dr. Pierre Landolt durante entrevista, em Patos

By | 20/11/2016 3:31 am

 

(Veja comentário no final)

O empresário e agropecuarista suíço-franco-brasileiro Dr. Pierre Landolt foi o entrevistado na noite desta quinta-feira, dia 17, no Programa Polêmica, levado ao ar pela Rádio Espinharas de Patos. Dr. Pierre foi convidado para falar sobre a situação do desabastecimento de água ocasionado pela maior estiagem dos últimos 50 anos e relatar a experiência do reuso da água.

Dr. Pierre já utiliza em algumas de suas fazendas o sistema que permite fazer reuso de água evitando desperdício. O empresário falou da experiência do uso racional da água em alguns países, a exemplo da França que já é referência mundial. Dr. Pierre fez menção a uma cidade no Rio Grande do Norte que foi destaque nacional por criar sistema de reutilização de água.

Perguntado sobre o porquê de as pessoas desperdiçarem tanta água, mesmo diante de tão grave crise, Dr. Pierre disse que o preço baixo da água incentiva o desperdício, bem como a falta de consciência da população que não entende que essa água tem fim. O empresário denunciou a construção de vários pequenos açudes nos leitos dos rios que levam água para os grandes açudes, como Coremas e Mãe D’água. De acordo com ele, após a construção desses pequenos açudes antes dos grandes, houve um esvaziamento dos grandes e que abastecem as cidades.

Dr. Pierre falou sobre investimentos através da energia solar obtida por painéis fotovoltaicos. Ele relatou que começa a planejar a produção de energia solar na Fazenda Tamanduá. O agropecuarista disse que não é favorável a privatização da CAGEPA sem que ocorra uma discussão mais profunda das regras, pois, diferentemente de alguns países onde existem várias empresas prestando o serviço, aqui pode ocorrer de forma diferente.

(Jozivan Antero – Patosonline.com)

Comentário do programa – A leitura de Pierre é correta. Nós desperdiçamos água por que ela é barata. Isto é psicológico. Você deixa uísque no fundo do copo? Ou toma uma dose de Serra Limpa pela metade? Mas deixa cerveja ou uma dose de 51. Pierre fez uma constatação correta. É tanto que em São Paulo, o Governo usou uma cobrança progressiva da conta dágua para evitar o desperdício. E funcionou. Aqui já se faz coisa semelhante mas como a agua é barata a gente quase não sente o aumento. Infelizmente nós não valorizamos a água e por isso a desperdiçamos. Esta é uma grande verdade. Por exemplo. Durante o banho, você fecha a torneira enquanto se ensaboa? Fecha a torneira da pia enquanto ensaboa os pratos ou escova os dentes? (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *