O presidente Michel Temer disse nesta quinta-feira (22) que os trabalhadores poderão sacar recursos integrais de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantida do Tempo de Serviço), com potencial para injetar R$ 30 bilhões na economia.
Segundo Temer, que participou de café da manhã com jornalistas em Brasília, cerca de 86% das contas inativas do FGTS têm saldo inferior a um salário mínimo, ou R$ 880.
Por isso, acrescentou ele, a retirada desses recursos não coloca em risco a solidez do FGTS.
O presidente afirma que a medida permitirá que 10,2 milhões de trabalhadores com contas inativas em 31 de dezembro de 2015 saquem seu saldo do FGTS. Antes, só era possível movimentar os recursos se ficassem três anos desempregados.
“A medida flexibiliza saque das contas inativas e permite que trabalhadores detentores de contas, até 31 de dezembro de 2015, possam dispor de recursos que, em condições normais, não estariam a seu alcance”, diz Temer. “É uma injeção de recursos que vai movimentar a economia e poderia alcançar 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto)”, afirma.
Comentário do programa – Contas de FGTS inativas são aquelas que você não pode sacar por ter pedido para sair do emprego ou por ter sido dispensado por justa causa. Quando foi dispensado sem justa causa ou no final de contrato por tempo determinado, inclusive contrato de experiência, você recebeu o FGTS. Quando pediu para sair do emprego ou foi dispensado por justa causa, o seu FGTS ficou retido numa conta inativa. Este valor é o que você poderá receber agora.
Nossa. bom saber dessa notícia. Agora vou receber meu fgts..