Posts da Semana

By | 12/03/2017 7:29 am

 

Tradicional caminhada das mulheres marca comemorações do 8 de Março em Patos

A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres e demais secretarias municipais, juntamente com parceiros de associações e comércio de Patos, continua realizando eventos em alusão a Semana da Mulher.

Logo no início desta manhã, quarta-feira (08/03), dia D das comemorações, a Filarmônica Municipal 26 de Julho fez uma apresentação para as mulheres que estavam concentradas na Praça João Pessoa, de onde saíram em caminhada pelas avenidas do centro da cidade até a Praça Getúlio Vargas, onde foram recebidas com um café da manhã saudável.

Também está sendo oferecidos diversos serviços disponibilizados gratuitamente como; prática de atividade física, distribuição de preservativos, medição da glicemia capilar, classificação da tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, orientação nutricional e educação alimentar, apresentações culturais, exposição de artesanatos, etc.

Estiveram presentes o prefeito, Dinaldinho Wanderley, a primeira dama, Mirna Noia, o vice-prefeito Bonifácio Rocha e sua esposa, Nilma Medeiros, a secretária executiva da Mulher, Samira Medeiros, e demais secretários e representantes de diversos segmentos do município de Patos.

Na oportunidade o prefeito, Dinaldinho Wanderley, deixou uma homenagem a todas as mulheres patoenses: “Deixo uma mensagem de muita paz e muito carinho. Que essas conquistas que tivemos ao longo da história do nosso país, sejam ampliadas cada vez mais. Ainda há muito a ser feito, ainda há salários diferentes e uma violência absurda na nossa sociedade. As mulheres têm que abrir o diálogo com a sociedade para que possa contar sua história, verificar o que ela sofre, e claro, dentro da pureza da mulher, a gente identifica que o futuro pode ser bem melhor. Então eu deixo a cada mulher patoense que Deus possa abençoá-las cada vez mais que cada dia seja o Dia da Mulher, não só no dia de hoje, hoje simbolicamente representa o ano, mas que a cada dia a gente possa ter conquistas e melhorias com relação à saúde e empregos para as mulheres patoenses”.

A secretária executiva da Mulher, Samira Medeiros, falou com entusiasmo sobre a caminhada, que contou com a presença de um grande número de mulheres, “iniciamos o evento de hoje com grande satisfação. Muitas mulheres vieram ao nosso encontro para lutarmos juntas pelos nossos direitos. São Muitos sonhos, muitas batalhas que devem ser enfrentadas juntas, de mãos dadas”, disse Samira Medeiros.

A secretária também agradeceu a presença do prefeito de Patos e a homenagem feita por ele e pela primeira dama, “estamos felizes e gratas pela presença do prefeito Dinaldinho e sua esposa, por cada palavra em homenagem a essas mulheres sertanejas e patoenses”, disse Samira Medeiros.

Muitas mulheres estiveram presentes na caminhada, representantes de diversos segmentos da sociedade, uma delas é Dona Esmeralda Freitas presidente do Quilombo Cacimbas, que falou sobre a importância de eventos que falem sobre os direitos das mulheres.

“Eu acho muito importante, nós já tivemos muitas perdas. Esse é um trabalho muito importante, temos que colocar a “cara” na rua para mostrar que nós temos direitos. O que a gente quer é que acabe essa violência. As mulheres estão indo embora, e não é porque elas querem ir, é porque alguém vem e tira a vida delas”, afirmou Esmeralda Freitas.

 

Famílias de baixa renda poderão ter descontos nas contas de energia

O Município de Patos, através da secretaria de Desenvolvimento Social, participará do Projeto “Conta Comigo” da Energisa, que disponibiliza descontos de até 65% nas contas de energia para famílias de baixa renda que residam tanto na zona urbana como na zona rural e que possuem cadastro ativo no CADÚNICO do governo Federal.

O projeto oferece descontos de 10% até 65% na conta de energia de acordo com o consumo das famílias, ou seja, quanto menor for o consumo maior será o desconto. A secretaria, em breve, iniciará um cadastro para encaminhar os dados para análise da Energisa e, após avaliação da empresa, os contemplados receberão os descontos da Tarifa Social em sua conta de energia.

A secretária de Desenvolvimento Social, Maria da Guia, falou sobre a importância do projeto que beneficiará muitas famílias do município de Patos.

“É um projeto muito bom, Patos só tem a ganhar com isso, a população carente vai ganhar muito com esse projeto. O nosso prefeito está empenhado realmente em ajudar a nossa cidade e esta foi uma maneira que encontramos através da Energisa que disponibiliza este projeto,” comentou.

Fala da secretária de Desenvolvimento Social, Maria da Guia Lustosa – Download

 

Secretaria de Agricultura orienta agricultores do município de Patos sobre a regularização do Garantia-Safra

O técnico-vistoriador do programa Garantia-Safra da Secretaria Municipal de Agricultura, Iere Caindre, em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira, (9/3), prestou esclarecimentos aos agricultores do município de Patos que não receberam a parcela do benefício do Governo Federal.

O agricultor que adere ao programa com o pagamento do boleto, contribui para um fundo que é convertido em verbas que são repassadas pelo Garantia-Safra em conjunto com o município, Estado e  União que também fazem a sua contribuição. A união desses pagamentos forma o fundo do Garantia-Safra e o  pagamento é feito pelo Governo Federal a partir desse fundo.

De acordo com o vistoriador, alguns agricultores ainda não receberam o repasse do programa porque precisam atualizar a situação cadastral na Secretaria de Desenvolvimento Social e incluir o Número de Identificação Social (NIS).

“O que aconteceu na safra específica de 2015 e 2016, que é justamente a safra que o agricultor se inscreveu no ano de 2015 e a perda foi no ano de 2016, é que a coordenação estadual do Garantia-Safra solicitou à Secretaria de Agricultura que entrasse em contato com os agricultores para que fosse identificado o Número de Identificação Social desses agricultores com problema”, disse Iere Caindre.

A orientação que foi passada aos agricultores do município que não estiveram na folha de pagamento do Garantia-Safra no mês de fevereiro, primeiro mês do ano em que foi feito o repasse do governo, é que se dirijam à Secretaria de Desenvolvimento Social e regularizem a sua ficha cadastral, certificando se consta o Número de Identificação Social. Após a regularização cadastral, possivelmente, esses agricultores já receberão a sua parcela do Garantia-Safra  no mês subseqüente.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), inicialmente voltado para os agricultores familiares localizados na região Nordeste, nas áreas de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), majoritariamente semiárida, que sofrem perda de safra por motivos de seca ou excesso de chuvas.

Os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra nos municípios que vierem a sofrer perda de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou de outras culturas a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico, receberão o Benefício Garantia-Safra diretamente do Governo Federal, em cinco parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

Ouçamos o Técnico-vistoriador do Garantia-Safra, Iere Caindre – Download

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *