Fiscais do DNOCS, acompanhados dos secretários de Agricultura e de Infraestrutura, vistoriaram obra de adutora simplificada

By | 24/03/2017 9:08 pm

O secretário municipal de Agricultura, João Paulo de Lacerda, e o secretário de Infraestrutura, Antônio Carlos (Lito), acompanharam, na tarde desta segunda-feira, (20/3), membros da comissão de fiscalização do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) que vieram vistoriar a obra da adutora simplificada que está sendo construída na comunidade Mocambo de Baixo, localizada na Zona Rural do município de Patos.

 

A obra faz parte do programa do Governo Federal “Água para todos”, instituído pelo Decreto nº 7.535, de 26 de julho de 2011, que consiste na liberação de recursos e assinatura de convênios com prefeituras com o objetivo de promover o sistema coletivo de abastecimento de água para as comunidades rurais. Desse modo, o Governo Federal, através do Ministério da Integração via DNOCS, libera o valor de R$ 127.500,00, por sistema, pra atender em torno de 30 a 40 famílias na zona rural.

 

O programa passa por várias etapas, quando há a fragmentação do pagamento a ser repassado paras as prefeituras, que entram no projeto como executora, para darem andamentos à obra de criação da rede de abastecimento. Desse modo, Patos foi contemplada com o programa e pretende trazer essa rede de abastecimento para mais de 30 famílias que estão localizadas na comunidade Mocambo de Baixo.
De acordo com o Engenheiro Civil do DNOCS, André Sarmento, que veio na qualidade de fiscal do programa, o principal objetivo da visita foi fiscalizar se as obras da primeira etapa da rede de abastecimento foram concluídas e feitas de modo adequado com as exigências do programa.
“O objetivo da nossa visita é porque foi liberado, a princípio, na assinatura do termo de compromisso do DNOCS com a prefeitura de Patos, 40% do recurso da obra, o que correspondeu a 51mil reais. A prefeitura prestou contas e nós estamos aqui exatamente para ver a aplicação desse recurso, onde foi aplicado e como foi aplicado, e se foi aplicado com o único objetivo de atender a finalidade do convênio que é fazer essa rede de distribuição. No caso aqui, a perfuração de um poço para fazer a rede de distribuição domiciliar e uma caixa d’água”, disse o fiscal do DNOCS.
De acordo com o secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, esse projeto é de grande importância para o município, uma vez que vem para tentar melhorar a situação hídrica da região.
“A obra completa também a questão do abastecimento de água daquela comunidade, já que ela continua sendo, até a execução desse projeto, a ser assistida pelo Carro Pipa. Mas isso é um paliativo e, juntamente com essa adutora simplificada, nós conseguiremos um alcance maior. Aquela comunidade terá água que virá por gravidade e 24h por dia em suas torneiras o que ajudará muito o agricultor da nossa querida Patos a melhorar a sua qualidade de vida”, afirmou João Paulo.
A obra segue um cronograma financeiro e, apesar de o prazo já ter sido expirado há um tempo, o DNOCS renovou o prazo até o dia 8 de dezembro deste ano. O próximo passo será dado após a liberação da segunda parcela do recurso, que provavelmente será de mais 30% do valor estimado, e só será liberado após a confirmação da aplicação correta da primeira parte da obra.

 

 

Secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda – Download

Engenheiro Civil e fiscal DNOCS, Andre Sarmento – Download

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *