Posts da Semana

By | 25/03/2017 10:06 pm

 

Secretarias municipais tranquilizam a população sobre a Operação Carne Fraca da Polícia Federal

As Secretarias Municipais de Agricultura, Saúde e a Secretaria de Defesa do Consumidor (PROCON-Patos) se uniram para prestar esclarecimentos e tranquilizar a população patoense a respeito do escândalo das fraudes em empresas de comercialização de carnes do país que se tornou de conhecimento público devido a  operação “Carne Fraca” da Polícia Federal, deflagrada na semana passada e que causou temor na população em todo o país.

O secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, explicou que a carne abatida no matadouro municipal é de qualidade e que é a secretaria, através do Serviço de Inspeção Municipal, quem acompanha todo o processo no local.

“A carne que sai do Matadouro Municipal é uma carne de qualidade e é fiscalizada por médicos veterinários. Há mais de 60 dias, nós não condenamos nenhum animal por qualquer enfermidade. Nós estamos fazendo a nossa parte para garantir a segurança alimentar da população de Patos e da nossa região,” destacou João Paulo.

A coordenadora da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Elke Marques, por sua vez, explicou que o trabalho da vigilância sanitária está sendo intensificado a cada dia e orienta a população a ficar atenta aos alvarás de saúde. “Todos os comerciantes de carne são cadastrados na vigilância sanitária. A gente orienta para que os consumidores procurem comprar os produtos que estejam com o lote de validade e que estejam bem acondicionados,” comentou.

Já o diretor de Inspeção e Vigilância da Secretaria de Saúde, João Vasconcelos, reafirmou as explicações da coordenadora de Vigilância Sanitária e acrescentou, ainda, que não houve nenhuma orientação da ANVISA sobre recolhimento de nenhum produto e que os trabalhos de inspeção dos produtos de origem animal são realizados continuamente em todo o comércio de Patos.

“Nós estamos intensificando a fiscalização em locais que comercializam produtos de origem animal, como os frigoríficos e supermercados. Nós também fiscalizamos desde o transporte até a chegada do produto aos estabelecimentos,” disse João Vasconcelos.

No que diz respeito à fiscalização dos produtos comercializados diretamente ao consumidor final, o PROCON-Patos informou que procurou buscar informações imediatas, após tomar conhecimento da operação “Carne Fraca” para adotar medidas de atuação do órgão nos próximos dias.

“O PROCON procurou saber exatamente quais foram os frigoríficos envolvidos na operação, quais seriam os produtos condenados pela vigilância sanitária e pela ANVISA. Nós estamos trabalhando também com a educação a fim de orientar a população sobre o estado ideal do produto a ser consumido. Devemos evitar um alarde; um medo da população com aquilo que está sendo consumido em sua residência”, comentou o secretário Bruno Maia.

  • Secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda – Download
  • Secretário do PROCON-Patos, Bruno Maia – Download
  • Diretor de Inspeção e Fiscalização, João Vasconcelos – Download
  • Coordenadora da Vigilancia Sanitaria, Elke Marques – Download

 

Prefeito em exercício, Bonifácio Rocha foi conhecer trabalho da ONG Operação Resgate

O prefeito em exercício, Bonifácio Rocha, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Sales Júnior e do secretário de infraestrutura Antônio Carlos (Lito), visitou, na manhã desta quinta-feira (23/3), a sede da Operação Resgate no Bairro do Mutirão na zona sul de Patos. A Operação Resgate é uma ONG que atua no município desde agosto de 2008 e presta um serviço de socialização a crianças entre 5 a 18 anos de idade, classificadas dentro da faixa de pobreza no bairro.

Bonifácio Rocha constatou a importância do trabalho desempenhando pela ONG em benefício da sociedade patoense e destacou que a subvenção que a prefeitura tem a obrigação de pagar será reestabelecida, tendo em vista que segundo o prefeito em exercício, a prefeitura não repassou estes recursos durante todo o ano de 2016.

“Não pode a prefeitura ficar de fora de um trabalho e uma construção social como esta. A gente vai recomendar ao prefeito Dinaldinho, que vai reassumir na próxima semana, para que ele aumente a parceria com esta instituição que é realmente um resgate dos jovens e adolescentes da cidade de Patos,” destacou.

O vereador Sales Júnior também falou sobre a importância da instituição para o município de Patos.

“Eu sempre digo que Patos foi presenteada com a Operação Resgate, porque os índices de criminalidade, de prostituição infantil, pedofilia, pelo menos na comunidade, diminuíram bruscamente e a gente consegue entender que é por causa do trabalho prestado por todos que fazem a Operação Resgate,” enfatizou

O coordenador da Operação Resgate, Emanuel Marques, disse que a ONG disponibiliza às crianças e adolescentes assistidos aulas de reforço escolar, balé, judô, músicas e esportes. “A gente procura fazer toda uma assistência social e familiar para suprir todas as suas necessidades,” destacou.

  • Fala do prefeito em exercício – Bonifácio Rocha – Download
  • Fala do vereador Sales Júnior – Download
  • Coordenador da Operação Resgate – Emanoel Marques – Download

 

Iniciadas obras para implantação, em Patos, de antena para controle do tráfego aéreo

A empresa contratada pela Comissão de Instalação de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) para implantação de uma estação VHF está iniciando suas obras em Patos. No terreno, doado pela Prefeitura de Patos por solicitação do CISCEA, será instalada a antena da estação de VHF que servirá para o controle do tráfego aéreo na região.

Estações semelhantes estão sendo implantadas em cidades-polos de todos os Estados do Nordeste, para dar mais qualidade ao controle do tráfego aéreo, atendendo a crescente demanda de usuários de cada região. A Aeronáutica está expandindo o sistema de controle, justamente para atender a crescente demanda de transporte aéreo, melhorando a qualidade do controle já exercido nesta atividade.

A empresa, que foi encarregada das obras, prepara a parte da estrutura que receberá os equipamentos da estação VHF. As obras que estão sendo construídas em terreno próximo ao Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, são orçadas em R$ 2.600.000,00.

O prefeito interino, Bonifácio Rocha, esteve visitando hoje o canteiro de obras da empresa e conversando com os engenheiros encarregados das obras físicas e da implantação dos equipamentos.

“A utilidade dessa antena é que vai trazer mais segurança. É um investimento do Ministério da Defesa a fim de dar mais segurança ao espaço aéreo e terrestre também. Vai detectar todo o trânsito aéreo que existe e vai informar sobre os aviões que passam pelo nosso espaço”, disse o prefeito Bonifácio Rocha.

  • Prefeito interino, Bonifácio Rocha – Download

 

Governo Municipal realizou audiência pública visando elaboração da LDO

O Governo Municipal de Patos promoveu uma audiência pública, na noite desta quinta-feira, 23/03, no auditório do SAMU. A audiência pública tinha como objetivo levantar subsídios para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), obedecendo a uma orientação do Tribunal de Contas do Estado a todos os municípios.

A LDO define quais ações administrativas serão previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) e quais recursos serão destinados a cada uma delas. Ou seja, é com base na LDO que será elaborado o Orçamento para o ano de 2018.

Estiveram presentes na audiência o prefeito em exercício, Bonifácio Rocha, secretários e técnicos de cada secretaria, o vereador Toinho Nascimento, diversos representantes das associações comunitárias do município e público em geral.

A mesa foi constituída pelo prefeito em exercício; o Secretário de Planejamento, Nilton Domiciano; o Secretário Executivo de Articulação Social e Orçamento Participativo, Vavá Marques; o contador do município, Rogério Lacerda Estrela Alves; e o presidente da UAC, José Ilton.

Aberta a audiência pública pelo prefeito Bonifácio Rocha, que passou a palavra ao contador Rogério Lacerda que fez uma explanação sobre o motivo da realização da audiência e sobre a importância da LDO para a elaboração do Orçamento Municipal. Em seguida foi dada a palavra às lideranças comunitárias e de associações da sociedade que haviam se inscrito, as quais tiveram oportunidade de sugerir as prioridades de suas comunidades e associações.

O presidente da União das Associações Comunitárias (UAC), José Ilton, enfatizou a importância do momento e a dedicação da gestão em ouvir a sociedade no que diz respeito a elaboração das políticas públicas voltadas a população.

“Estamos vendo que o prefeito está querendo, apesar das dificuldades que está encontrando, melhorar a administração municipal e a gente espera que cada vez mais as coisas melhorem e que as nossas reivindicações sejam atendidas. É importante que a prefeitura faça este Orçamento porque é daqui que saem as ideias, as propostas e as reivindicações das comunidades,” comentou.

As lideranças, além de usarem da palavra, preencheram um formulário, onde apontavam as prioridades das entidades que representam. Com base nas sugestões foram elencadas quais as secretarias que tinham mais prioridades a atender. As sugestões colhidas servirão de diretrizes para a elaboração do orçamento 2018.

Encerrada a participação das associações e entidades, o prefeito em exercício, Bonifácio Rocha, comentou algumas das reivindicações apresentadas, algumas das quais já estão sendo atendidas e outras prestes a serem executadas. Em seguida, agradeceu a presença de todos os secretários e auxiliares do governo municipal, representantes de entidades e considerou positiva a realização da audiência pública.

“Esta audiência pública foi de suma importância e graças a Deus muito participada por toda a sociedade, onde todos participaram reivindicando e mostrando um novo horizonte para o Orçamento do próximo ano. Foi uma agregação de valor a nossa LDO. Estou plenamente realizado e, na minha opinião, superou as expectativas,” destacou.

  • Fala do prefeito em exercício – Bonifácio Rocha – Download
  • Fala do secretário de Planejamento – Nilton Domiciano – Download
  • Fala do presidente da UCA – José Ilton – Download

 

Nova Farmácia Básica do Centro é entregue à população patoense

Em solenidade bastante prestigiada com a presença de vários vereadores, secretários, funcionários da Prefeitura Municipal e público em geral, o prefeito em exercício, Bonifácio Rocha entregou através da Secretaria de Saúde do Município, nesta sexta-feira, (24/03) a Farmácia Básica do Centro da cidade.

A farmácia ficou fechada durante quase três meses enquanto passava por adequações em suas instalações para funcionar de acordo com as exigências do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária.

O prédio totalmente reformado possui uma área de 150 metros quadrados e recebeu equipamentos novos com climatização eficiente. Na inauguração, usaram da palavra, a gerente de farmácia, Germana Leitão; a secretária de Saúde, Andressa Lopes e o prefeito em exercício, Bonifácio Rocha, que em sua fala destacou as dificuldades por que passa o município, mas que dentro de um novo jeito de governar conseguiu entregar aquelas instalações respeitando os maiores responsáveis pela conquista, a população que contribui com seus impostos.

Germana Leitão, falou das antigas instalações que foram afetadas pelas chuvas, além da falta de condições de armazenamento e estrutura do antigo prédio na Praça Edivaldo Motta, obrigando a secretaria transferir todos os medicamentos para o bairro do Jatobá, causando vários transtornos aos que precisavam de medicação.

A secretária Andressa Lopes, reforçou os esforços feitos para a abertura daquela unidade e que entrega as instalações à altura do que a população merece.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Claudemir Bento, avaliou o momento. “Este novo modelo de instalações irá trazer um melhor acolhimento ao usuário. Foi planejado de uma maneira que vem atender os anseios da população e nós, enquanto controle social estaremos aqui presentes, analisando como está sendo a atendimento para que a população sinta-se satisfeita,” disse.

A farmácia básica começa a funcionar nesta sexta-feira, 24 a partir das 13h.

  • PREFEITO EM EXERCÍCIO – BONIFÁCIO ROCHA – Download
  • SECRETÁRIA DE SAÚDE – ANDRESSA LOPES – Download
  • CLAUDEMIR BENTO – CONTROLE SOCIAL – Download

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *