Secretaria de Saúde reúne rede de atendimento para trabalho em conjunto com a UPA

By | 18/04/2017 2:26 am

A Secretaria Municipal de Saúde, reuniu mais uma vez na noite desta segunda-feira (17/04), no auditório do SAMU, representantes da rede de atendimento de urgência e emergência da cidade, afim de combinarem as atribuições de cada um, já que a UPA começará a funcionar esta semana e será necessária a parceria dos órgãos de saúde para um melhor atendimento à população.

 

Participaram dos debates, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, 6ª Gerência Regional de Saúde, Hospital Regional Janduy Carneiro, Hospital Infantil Noaldo Leite, Maternidade Dr. Peregrino Filho, Corpo de Bombeiros e Conselho Municipal de Saúde.

 

A reunião transcorreu em clima de muita cordialidade e levantou a expectativa de uma melhoria na qualidade do atendimento ao público, uma vez que as atribuições sendo divididas, cada órgão de saúde atenderá suas demandas em menor quantitativo.

 

Leudo Farias, gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, considerou a reunião uma forma de alinhar o discurso, “a partir de quinta-feira viveremos uma nova realidade com a inauguração da UPA. Um momento oportuno para reafirma nosso compromisso com o serviço público de saúde. Vamos continuar dando toda assistência que já vínhamos dando, e agora com mais folga, pois nós vamos ter mais um serviço que vai receber a população de Patos, onde nosso atendimento no HRP, 65% é só da cidade de Patos, então a gente vai ter um desafogamento dos nossos serviços”.

 

Representando o Hospital Infantil, o diretor clínico, Dr. Eulâmpio Dantas, avaliou o encontro como extremamente positivo, “todos os gestores devem ser defensores do SUS e dos usuários, então, quando a gente consegue ter esse movimento de articulação técnica em prol do benefício da melhoria da assistência do usuário, acho só temos a avançar. E quando a UPA precisar de algo do Hospital Infantil ou do Regional, a gente vai estar disponível e a população só ganha”.

 

Dr. Kezzyo Lacerda, diretor clínico do Hospital Regional, reforçou a importância do evento principalmente no que diz respeito a unir os serviços, “a questão é interligar, ou seja, juntar os serviços em torno de uma parceria única, que vai servir apenas para melhorar o atendimento e ajudar o paciente que procura o atendimento, tanto o básico com atendimento de PSF, como atendimento de média complexidade que vai ser a UPA, ou atendimento de alta complexidade que vão ser os hospitais”.

 

O Conselho Municipal de Saúde esteve representado pelo seu presidente, Claudemir Bento, que informou que era um dos desejos dele a união do município com o estado, “este contato dos órgãos do município com os órgãos do estado, buscando um só horizonte que é justamente a melhoria do atendimento para população… Hoje vimos aqui exemplos de pessoas que querem que realmente esta rede funcione, então o município de Patos está abrindo os braços para receber opiniões de pessoas que fazem parte de decisões do estado para construir um atendimento para a população. Isto é fantástico… eu fico muito feliz,  enquanto instrumento de controle social”.

 

Wendel Palmeira, secretário adjunto de Saúde de Patos, ressaltou a importância dos debates, “esse entendimento onde nós temos, onde nós vamos reabrir um serviço de urgência e emergência, a UPA, e nós precisamos desses parceiros. A UPA é um atendimento emergencial, onde nós vamos estabilizar o paciente, e nós precisamos de demanda para um atendimento subseqüente… Então é muito importante essa primeira fala em rede para firmarmos essa pactuação, e quem sai ganhando são os usuários dos nossos serviços”.

 

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA será entregue à população nesta quinta-feira às 19h.

 

  • Fala do gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, Leudo Farias – Download
  • Fala do diretor clínico do Hospital Infantil, Dr. Eulâmpio Dantas – Download
  • Fala do diretor clínico do Hospital Regional, Dr. Kezzyo Lacerda – Download
  • Fala do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Claudemir Bento – Download
  • Fala do secretário adjunto de Saúde de Patos, Wendel Palmeira – Download

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *