Durante o mês de abril de 2017, o número de atendimentos médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Otávio Pires de Lacerda, teve um registro crescente desde sua inauguração no dia 20 de abril deste ano. Após ser reaberta, já nas primeiras horas, várias ocorrências deram entrada na unidade, que teve continuidade durante todo o mês. Até o dia 30, só os atendimentos médicos chegaram a 824, dando uma média de 82 ao dia.
Já no Pronto Atendimento (PA) Maria Marques, a quantidade de atendimentos registrou 8.445, consolidando de vez, a importância daquela unidade de saúde que em virtude da reabertura da UPA, passa a atender de forma diferenciada.
Os atendimentos do PA Maria Marques, ficam da seguinte forma: de segunda a quinta-feira, atende das 19h às 7h da manhã e nas sextas-feiras, finais de semanas e feriados, o atendimento é 24 horas como vinha acontecendo. Na parte da manhã e tarde, de segunda a quinta-feira, ela funciona como Unidade Básica de Saúde. Não alterando sua finalidade de atender os moradores daqueles bairros.
Diante destas ocorrências, o Hospital Regional Janduy Carneiro e Hospital Infantil Noaldo Leite, tiveram o número de atendimentos médicos reduzidos, o que favorece o acordo firmado com a rede de urgência e emergência do município como também do estado para um melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Secretário Adjunto da Saúde, Wendel Palmeira, classifica como gratificante estar cumprindo com a função de bem assistir a saúde da população, tendo correspondido com o grau de satisfação, desde a porta de entrada até a assistência. “O mais gratificante para a secretaria é que temos recebido muitos elogios. Todos os pacientes que precisaram dos serviços, tanto do PA, como da UPA demonstram estarem satisfeitos”.
Saiba como utilizar os serviços de saúde no município.
Quando utilizar uma Unidade Básica de Saúde:
* Tomar vacinas
* Atendimento pré-natal
* Receber medicamentos gratuitos
* Acompanhamento de diabetes e hipertensão
* Outros tratamentos básicos de saúde
Quando procurar a UPA
* Quando a pressão arterial estiver muito alta
* Tiver fraturado algum osso no corpo
* Houver febre alta repentina
* Estiver com sintomas de infarto ou derrame
* O caso for de urgência e emergência
Fala do secretário Adjunto da Saúde, Wendel Palmeira – Download