A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Educação, esteve participando da programação do “I Passeio Ciclístico pela Paz”, levando o programa Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) para as crianças que estiveram no local. O evento aconteceu neste sábado, dia 6 de maio, aqui na cidade de Patos, com concentração em frente à praça Edvaldo Mota e reuniu várias pessoas da cidade para fazer uma mobilização pela Paz no trânsito.
O FETRAN é um projeto da PRF em parceria com as Secretarias de Educação dos Municípios que busca levar atividades transversais para as escolas abordando temas que envolvem a educação no trânsito. Esse projeto fez parte da programação do I Passeio Ciclístico pela Paz quando esteve presente um ônibus da PRF com um policial monitor que esteve passando filmes educativos sobre a educação no trânsito.
“O programa tem como objetivo principal incentivar a criança a pensar sobre a responsabilidade que ela tem com a segurança de todos. Parte daquilo que nós já temos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que diz que a segurança no trânsito é um direito e um dever de todos. A partir do momento que a gente se torna consciente dessa responsabilidade, colaborando com a segurança no trânsito, também está colaborando com a segurança de todos”, disse o policial e monitor do programa, Francenildo.
De acordo com a coordenadora de Educação Física da Secretaria de Educação, Ozineide Andrade, que esteve a frente do projeto, o programa FETRAN é de grande importância para que as crianças, desde cedo, passem a refletir sobre a educação no trânsito. “A Secretaria de Educação, junto com o setor pedagógico, teve a oportunidade de estar participando desse evento incluindo a PRF e outras entidades de segurança pública do município e levamos o programa FETRAN para que as crianças que lá estavam tivessem acesso ao assunto ‘educação no trânsito’”, acrescentou a coordenadora.
O passeio ciclístico foi uma ação promovida pelos principais órgãos de segurança que atuam em Patos, incluindo o 3º BPM, a 4º CPTRAN, a STTRANS/Patos, a Polícia Civil e a PRF. Além da mobilização, o evento teve um cunho filantrôpico, pois serviu para arrecadações de alimentos para serem entregues em comunidades carentes do município.