Durante toda a semana, técnicos especialistas em equipamentos odontológicos estão fazendo manutenção e recuperação de aparelhos que se encontravam quebrados desde o ano passado, prejudicando o programa de saúde bucal do município. Vários instrumentos, como canetas de alta rotação, compressores, mangueiras, lâmpadas, cadeiras, autoclaves e outros objetos foram consertados.
Em torno de 16 postos já foram recuperados e estão em pleno funcionamento. Em algumas UBSs, foram necessários instalações de grades de ferro nas janelas e reforços nas portas para garantir a segurança dos equipamentos, fato que acabou retardando um pouco a volta das atividades.
“A gente está com um técnico fazendo os consertos dos consultórios odontológicos, por demanda. Primeiro ele foi ao centro de especialidades, porque atende outros municípios, e no pronto atendimento que atende as urgências e emergências. Já foram feitos os consertos destes dois locais, agora estão indo para outras unidades com maior demanda”. Informou Wanessa Kiev Soares Dantas, Gerente de Saúde Bocal da Secretaria Municipal de Saúde.
Ela ressaltou ainda que as pessoas que moram em áreas que ainda não teve sua unidade recuperada que procurem uma unidade mais próxima.
Veja relação das unidades recuperadas:
João Soares – Sete Casas
Ernani Sátyro– Vila Cavalcante
Monte Castelo- Monte Castelo
Maria Marques – Jatobá
Geraldo Carvalho – Jatobá
Evaristo Guedes – Mutirão
Sebastiana Xavier – Bivar Olinto
Ana Raquel – Jardim Redenção
José Oliveira Pio – Bivar Olinto
Pedro Leandro – Monte Castelo
Diego Lucena Camboim – Cruz da Menina
Belmiro Guedes – Sto. Antônio
Aderban Martins – Jardim Lacerda
Enaldo Torres – Placas
Carleusa Candeia – Sto. Antônio
Osman Ayres – Sto. Antônio
- Fala de Wanessa Kiev Soares Dantas, Gerente de Saúde Bocal da Secretaria Municipal de Saúde.
– Download
Prefeitura Municipal de Patos(PB)/Manutenção dos Aparelhos Odontológicos das UBS’s – Os patoenses esperam que após a manutenção dessas máquinas odontológicos, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos ORDENE as UBS’s abrirem uma AGENDA para selecionar os PACIENTES que procuram esse serviço odontológico, fazer os orçamentos individuais de material por paciente e estabeleça cronograma físico/financeiro para essa demanda de SAÚDE BUCAL. Por fim, sabe a essa Secretaria de Saúde condensar os orçamentos das diversas UBS’s e aprovisionar tais recursos. Agindo assim, nenhum paciente ficará com o tratamento no meio do caminho.
O suprimento de material é feito antecipadamente através de licitação que permite manter estoque desse material.