CAPS Infantil realiza primeira semana de acolhimento das crianças e familiares

By | 25/05/2017 1:18 pm

Depois de passar por intensa reforma, o CAPS Infantil começou a acolher as famílias dos usuários, desde a manhã de ontem (24/05), e se estenderá durante toda a semana.

 

Desde o mês de janeiro, os serviços naquela unidade estavam comprometidos por motivo da situação precária em que se encontrava a estrutura física do local. Após visita do prefeito, Dinaldinho Wanderley, e sua esposa, também médica, Mirna Wanderley, que se sensibilizaram com a situação, foram autorizadas  as reformas em tempo hábil para que os usuários pudessem fazer uso daquele espaço de acolhimento de forma adequada. Mesmo diante das dificuldades, os serviços estavam sendo executados e atendendo as crianças com consultas médicas e acompanhamento psicológico às famílias.

 

Vestidos com fantasias de temas infantis, os profissionais acolheram as crianças e familiares com dinâmicas, apresentação de “bexigas” contendo frases para brincadeiras, café da manhã, oficinas com pais e crianças, atividades lúdicas, piscina, atividades na arte terapia e almoço para crianças e seus familiares.

 

“Foi um bom trabalho. Meu filho já frequenta o CAPS há cinco anos e melhorou bastante com acompanhamento e espero que agora, com essa nova gestão, venham boas melhorias pra gente. As reformas estão boas e ficou mais bonito”, comentou uma das mães presentes.

 

Outra mãe que esteve participando da acolhida também aproveitou a oportunidade para comentar sobre as melhorias. “Desde a primeira vez que minha filha participou aqui, vi um excelente trabalho. Não tenho o que reclamar, só tenho a agradecer ao CAPS. Pelo que eu estou observando aqui, percebo que ficou muito melhor, está mais bonito, mais acolhedor, estou gostando muito”, disse.

 

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) oferece atendimento e realiza o acompanhamento clínico e promove a reinserção social dos seus usuários através do acesso e garantia dos seus direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

 

Funciona das 7:30h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h de segunda a sexta-feira. Para obter os serviços do CAPS se faz necessário que as pessoas que precisam do atendimento procurem o local no bairro de Santo Antônio ou liguem através do número  3423-3603 podendo marcar a consulta pelo telefone e, a partir da escuta, caso tenha um diagnóstico do serviço específico para a criança.

 

O CAPS Infantil em Patos foi criado em 2007 e conta com um cadastro de atendimento de mais de mil crianças e atende atualmente cerca de 680, algumas de forma ambulatorial, isso contando com usuários de outras localidades. “Nós encontramos o CAPS numa estrutura não adequada. Vimos que as condições que recebemos  não eram suficientes para atendermos e dar uma assistência de qualidade às crianças, por isso houve a necessidade de uma reforma e ampliação, além de reparos na estrutura física para que pudéssemos prestar um serviço de qualidade. Passamos por um processo de qualificação e agora vamos começar o nosso trabalho com oficinas internas e terapêuticas a fim de dar uma assistência da melhor qualidade”, enfatizou a coordenadora do CAPS Infantil, Geovânia de Araújo.

 

 

 

  • Sonora de uma mãe, CAPS Infantil – 1 – Download
  • Sonora de uma mãe, CAPS Infantil – 2 – Download
  • Coordenadora do CAPS Infantil, Geovânia de Araújo. – Download

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *