A Prefeitura de Patos, através da Biblioteca Municipal Allírio Meira Wanderley, vem disponibilizando conhecimento aos estudantes do município. Para atender às necessidades dos usuários que visitam assiduamente a unidade, a biblioteca possui um espaço amplamente equipado favorecendo o estudo.
A biblioteca conta com acervo de livros de diversos temas e assuntos, salas de leitura para jovens e crianças, acesso à internet, além de dispor de orientadores profissionais para o acompanhamento dos usuários.
O usuário da biblioteca que frequenta a unidade para estudar para concursos, Rafael Chateaubriand, afirmou que gosta de utilizar aquele local, porque lá ele pode encontrar um ambiente propício ao estudo com salas apropriadas e conta com a ajuda da internet que facilita bastante nas pesquisas.
“A biblioteca municipal, a meu ver, é um dos órgãos mais importantes da administração. Eu particularmente já estudo há alguns anos para concursos púbicos e desde a época em que eu estudava para o vestibular e passei para o meu curso de Direito eu já estudava aqui. Eu acho extremamente positivo não só esse apoio dado a nós através da biblioteca, mas também o incentivo à educação”, comentou Rafael.
O diretor da biblioteca, Washington Queiroz, falou da importância da população saber que aquele local é destinado a eles, de forma gratuita, e que deve ser explorado a fim de estimular o conhecimento.
“A população de Patos tem que entender que uma biblioteca é uma referência da cidade, pois é nela que se encontra todo o acervo referente à sua história. A biblioteca é um centro de informação para toda a comunidade. Convidamos a população para nos fazer uma visita; as escolas que tiverem interesse em trazer os seus alunos, basta fazer um pré-agendamento”, disse o diretor.
De acordo com a secretária de Educação, Alana Candeia, a biblioteca tem recebido várias doações de livros, o que enriquece ainda mais o acervo e favorece os estudantes na hora das pesquisas e aproveitou a oportunidade para explicar que a biblioteca passará por uma reestruturação e abordou sobre a importância dessas doações.
“A biblioteca ainda não está nos moldes que gostaríamos que estivesse, mas é projeto prioritário na gestão do prefeito Dinaldinho que aquele espaço seja reestruturado para melhor atender o público leitor do município de Patos. Aproveito o ensejo para fazer um convite à população de Patos para fazer uma visita e aquelas famílias que tenham algum acervo em casa que abordem conteúdos contemporâneos e possam ajudar aos nossos alunos que se dirijam a biblioteca pra fazer doação”, afirmou.
Telecentro Craibeira
Além dos acervos de livros e das salas de leitura, a biblioteca conta com o Telecentro Craibeira que dispõe de cursos de computação durante a semana, nos turnos da manhã, tarde e noite, bem como disponibiliza de salas de informática com acesso à internet para estudantes. As inscrições para o Telecentro estão abertas a população. A unidade está localizada na Rua Floriano Peixoto, Centro, e funciona diariamente das 7h às 22h.