Prefeitura de Patos e Corpo de Bombeiros esclarecem nova estrutura do São João de Patos 2017

By | 30/05/2017 2:36 pm

A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação, apresentou, na tarde desta terça-feira, (30/5), os detalhes técnicos para a nova estrutura recomendada pelo Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público da Paraíba, Polícia Militar e demais órgãos de segurança que atuarão no São João 2017.

 

Os detalhes, segundo a Secretária Paloma Lustosa, foram decididos através de recomendações técnicas que fizeram uma readequação na área total do evento, para garantir maior segurança e comodidade a todas as pessoas que trabalharão no Terreiro do Forró.

 

De acordo com a Norma Técnica 012 do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, o espaço para movimentação dos forrozeiros no local do evento será de 12.573 metros quadrados, o que levou o Corpo de Bombeiros a calcular a capacidade de público do local em 42 mil pessoas.

 

A área total do evento, somando o espaço para os quatrocentos e oito comerciantes de barracas, isopores e ambulantes de festas de ruas em geral, será 17.712 metros quadrados, levando em consideração que 229 metros correspondem às saídas de emergência para casos de ocorrência.

 

A secretária Paloma Lustosa informou que as inscrições para os barraqueiros que atuarão na festa continuam acontecendo no Camelódromo Batista Leitão. Ela esclareceu que as taxas são gratuitas, mas o Código Tributário prevê a cobrança para fiscalização para localização e funcionamento, para o caso do alvará das barracas. “Estamos agindo em conformidade com os órgãos de segurança para garantir maior conforto a todas as pessoas que trabalharão e participarão do evento”, explicou.

 

Já a titular da Diretoria da Arrecadação tributária, Laís Nunes, esclareceu que a dispensa da referida taxa torna um ato ilegal, por se tratar de renúncia de receita. “A taxa de inscrição não existe, mas sobre a cobrança do valor relativo ao alvará é algo que não podemos abrir mão, porque é renúncia de receita”, esclareceu. A diretora ainda ressaltou que os vendedores de isopor não pagarão nenhuma taxa, uma vez que os distribuidores de bebidas já pagam os valores correspondentes.

 

O tenente Ricardo Alan, do Corpo de Bombeiros, explicou que, devido o planejamento da festa, foi necessário planejar o espaço destinado ao evento, a fim de garantir as mudanças necessárias na festa. “O evento é feito para os forrozeiros e comerciantes que participam da festa, por isso, procuramos garantir as mudanças necessárias para que o evento ocorra em paz e em segurança”, finalizou.

 

  • Tenente do Corpo de Bombeiros Militar, Ricardo Alan – Download
  • Diretoria da Arrecadação tributária, Laís Nunes – Download
  •  Secretária de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Paloma Lustosa – Download

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *