Após um mês inteiro dedicado a ações educativas, mobilizações, conscientização de condutores de veículos e pedestres do município de Patos, tratando sobre a segurança viária que, tendo como tema “Atenção pela vida: minha escolha faz a diferença”, as atividades do Maio Amarelo, mês referente à segurança no trânsito, encerraram neste dia 31 de maio, com ações educativas que mobilizaram os principais órgãos de trânsito e de segurança pública do município.
Durante essa quarta-feira, a STTRANS/Patos, junto com equipes da 4º CPTRAN; da 4º CIRETRAN; do 3º BPM; do Corpo de Bombeiros Militar; da PRF; da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); alunos do curso de Radiologia da Escola de Ciências e Saúde de Patos (Ecisa) e da Associação dos Motociclistas de Patos (AMO/Patos) estiveram em uma ação integrada percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade fazendo panfletagem, adesivagem em veículos e pitstop’s com o objetivo principal de conscientizar a população de que o cuidado com o trânsito depende de todos.
De acordo com o superintendente da STTRANS, Aldo Xavier, a avaliação das atividades durante o mês de maio foi bastante positiva, pois foi possível perceber que o tema “segurança no trânsito” chegou ao público alvo e foi debatido de forma consistente.
“Cerca de 40 mil pessoas morrem no Brasil todos os dias e nós, sociedade, passamos a entender acidentes de trânsito como coisa cotidiana, mas, na verdade, não podemos ver dessa forma. Então o ‘Maio Amarelo’ veio nesse sentido, para que a sociedade discuta cada vez mais esse assunto e se conscientize de que a segurança no trânsito depende de todos”, comentou o superintendente.
Aldo ainda lembrou que o tema foi debatido não só com condutores e pedestres, mas também de forma lúdica para crianças e adolescentes e essa campanha também resultou na criação de um Conselho Municipal de Educação para o Trânsito que objetiva trabalhar de acordo com as estatísticas colhidas de forma mensal que estará formando e atuando, em breve, na cidade de Patos.
“Uma coisa muito positiva que resultou do Maio Amarelo foi que, em reunião com os agentes da área da educação no trânsito, nós decidimos fazer a criação de um Conselho Municipal de Educação para o Trânsito, que vai trazer uma agenda positiva, a partir de agora, todos os meses a fim de melhorar cada vez mais os serviços para a população de Patos”, comentou Aldo Xavier.
A Prefeitura Municipal, através da STTRANS/Patos, tem buscado garantir a qualidade do serviço no trânsito, através de ações educativas constantes, ações de fiscalização, capacitação do seu corpo técnico, além de buscar melhorias para a sinalização tanto horizontal quanto vertical da cidade, sempre em busca do melhor para a população.
Superintendente da STTRANS/Patos, Aldo Xavier – Download