Os alunos Sabrina Dantas e Gean Vitor, do programa Novo Mais Educação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor Manoel Vieira, ganharam a etapa regional de Judô dos jogos escolares que foram realizados na cidade de Patos. Os dois primeiros colocados são da categoria B, com faixa etária entre 12 e 14 anos de idade, e agora vão disputar a etapa estadual em João Pessoa.
A primeira colocada na categoria feminina, Sabrina Dantas, comentou da felicidade que tem de poder ter acesso, através do programa Novo Mais Educação, de modalidades esportivas como o judô. “O Novo Mais Educação me trouxe muitas coisas boas. Além de disciplinas como português, matemática, dança, dentre outras, eu pude aprender um esporte e até ganhar uma competição. Estou muito feliz e hoje eu só tenho a agradecer a todos que me educam”, disse.
Já o primeiro colocado na categoria masculina, Gean Vitor, falou sobre a importância que as atividades do Novo Mais Educação têm na vida dos alunos, uma vez que diminui a ociosidade e possibilita mais conhecimento. “Antes, a gente ficava em casa sem fazer, agora, depois do Novo Mais Educação, podemos aprender, fazer algo de bom, praticar algum esporte e, cada vez mais que vamos competindo, vamos ganhando mais experiências”, comentou.
O mestre facilitador do programa que treina os judocas, Daniel Anderson, ressaltou que a prática do Judô além de ensinar um esporte, trabalha a disciplina dos alunos, e ainda dá a possibilidade de eles ganharem o benefício do “Bolsa Atleta”, como forma de incentivo ao esporte.
“Essa competição é uma oportunidade para os alunos ganharem o Bolsa Atleta; e isso é muito bom para que eles recebam um incentivo para continuar no esporte, tendo em vista que a maioria vem de comunidades carentes. E o esporte é muito importante não só para se ter uma atividade a mais, mas como disciplina na formação deles”, ressaltou o mestre.
O campeonato de Judô faz parte da programação dos Jogos Escolares da Paraíba 2017, evento que busca a integração de jovens através do esporte. São mais de 2.000 alunos envolvidos de 23 cidades, 72 instituições envolvendo escolas públicas, privadas e federais que participam da seletiva da 6ª Gerência Regional de Educação.