0
Os profissionais que trabalham nos setores de regulação e marcação de consultas da secretaria de saúde do município receberam capacitações durante esta semana para maior agilidade e praticidade na execução destes serviços no âmbito da rede municipal de saúde.
O sistema está sendo implantado para eliminar a burocracia e ganhar mais agilidade na hora que os usuários do Sistema Único de Saúde – (SUS) precisarem. Um programa integrado através do Ministério da Saúde unifica as notificações através de programas específicos e se integra a todo o banco de dados do sistema, evitando conflitos nos atendimentos que muitas vezes atrapalhavam as marcações.
Além de eliminar o uso de papel, os usuários serão atendidos em novo endereço e automaticamente o registro é feito na secretaria, de onde receberão uma notificação para seu encaminhamento, evitando consequentemente, perda ou extravio de documentos.
“O sistema foi criado para quando o usuário sair de uma consulta do PSF saia com a data e hora marcada, ao invés de se deslocar da residência dele para ir a secretaria marcar. As consultas serão enviadas aos PSFs e as Unidades vão passar para os marcadores e com a data prévia, ele voltará na secretaria e receberá a consulta já marcada. Ele sai com uma requisição através do medico do PSF, junto desse um ticket, marcado com a data e a hora do agendamento que foi feito pra consulta dele. Isso vai facilitar muito para moradores da zona rural que ao invés de se deslocar duas vezes ao centro da cidade, no próprio PSF dele será marcada a consulta dele e só vai precisar ir a secretaria receber seu encaminhamento ao médico para ser atendido. O sistema está sendo revisado e a partir da próxima semana já começa a ser integrado e num prazo bem curto tudo estará funcionando dentro da normalidade.” Ressaltou o Técnico Responsável pela implantação do sistema, Gilberto Melo.
Irla Wanessa Bitu, gerente de marcação, regulação, controle, avaliação e auditoria, falou da importância deste novo instrumento: “é muito importante para a população esse sistema sendo atualizado, dando oportunidade de um atendimento mais eficaz ao usuário do SUS, levando um atendimento mais rápido à população além de estar mudando para novas instalações em um prédio mais adequado com condições de melhor comodidade,”.
Até o final do ano, o sistema de regulação e marcação estará totalmente integrado com todas as unidades e facilitando o atendimento sem burocracia e deslocamentos desnecessários.