Há mais de três décadas, que no período junino a cidade de Patos celebra a tradicional queima de fogos na véspera do Dia de São João. O evento que acontece sempre na Rua dos 18 do Forte comemorou esse ano seus 31 anos de tradição, mantendo viva a cultura, os costumes e a religiosidade de um povo que vê no São João, não só uma data festiva, mas um período de muita fé.
Para o prefeito de Patos Dinaldinho Wanderley, a queima de fogos da Rua dos 18 de Forte representa uma tradição de mais de 30 anos e precisa ter todo o apoio possível por parte da administração. “Nós enquanto governo, jamais ficaremos de fora de uma iniciativa como essa”, afirmou.
A queima de fogo que incialmente começou com uma brincadeira de amigos na rua, atraiu a atenção dos moradores de Patos, turistas e visitantes, fazendo com que o evento crescesse e todos participassem.
Esse ano, foram utilizados 2.200 dúzias de traque, 100 dúzias de bomba e 60 kg de pólvora para a combustão do material que levou cerca de quinze dias para ser organizado.
Segundo Genival Morais Dias, organizador do evento, a tradição contou com uma logística para a realização da queima de fogos, através de equipes da STTRANS, Corpo de Bombeiros e SUDEMA (Superintendência de Administração do Meio Ambiente) e da própria comunidade, que estiveram presentes no local para assegurar que todos estivessem presentes a festa. “Já se perpetuou de geração a geração e por isso, é algo que não morrerá jamais”, disse.
Por sua vez, o Tenente Daves, responsável pelas orientações do Corpo de Bombeiros, garantiu que tudo transcorreu em plenas condições de segurança. “Fizemos tudo dentro das normas técnicas e por isso, sei que foi algo bastante positivo”, finalizou.
- Fala de Genival Morais – organizador do evento
- Fala de Tenente Daves