Tradicional queima de fogos da rua dos 18 do Forte é bastante prestigiada pela comunidade

By | 24/06/2017 8:05 pm

 

 

Há mais de três décadas, que no período junino a cidade de Patos celebra a tradicional queima de fogos na véspera do Dia de São João. O evento que acontece sempre na Rua dos 18 do Forte comemorou esse ano seus 31 anos de tradição, mantendo viva a cultura, os costumes e a religiosidade de um povo que vê no São João, não só uma data festiva, mas um período de muita fé.

 

Para o prefeito de Patos Dinaldinho Wanderley, a queima de fogos da Rua dos 18 de Forte representa uma tradição de mais de 30 anos e precisa ter todo o apoio possível por parte da administração. “Nós enquanto governo, jamais ficaremos de fora de uma iniciativa como essa”, afirmou.

 

A queima de fogo que incialmente começou com uma brincadeira de amigos na rua, atraiu a atenção dos moradores de Patos, turistas e visitantes, fazendo com que o evento crescesse e todos participassem.

 

Esse ano, foram utilizados 2.200 dúzias de traque, 100 dúzias de bomba e 60 kg de pólvora para a combustão do material que levou cerca de quinze dias para ser organizado.

 

Segundo Genival Morais Dias, organizador do evento, a tradição contou com uma logística para a realização da queima de fogos, através de equipes da STTRANS, Corpo de Bombeiros e SUDEMA (Superintendência de Administração do Meio Ambiente) e da própria comunidade, que estiveram presentes no local para assegurar que todos estivessem presentes a festa. “Já se perpetuou de geração a geração e por isso, é algo que não morrerá jamais”, disse.

 

Por sua vez, o Tenente Daves, responsável pelas orientações do Corpo de Bombeiros, garantiu que tudo transcorreu em plenas condições de segurança. “Fizemos tudo dentro das normas técnicas e por isso, sei que foi algo bastante positivo”, finalizou.

  • Fala de Genival Morais – organizador do evento
  • Fala de Tenente Daves

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *