Kassab diz que migração para FM vai possibilitar expansão do mercado de radiofonia

By | 02/07/2017 3:42 am

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab , disse, nesta sexta-feira (30), durante assinatura da autorização para a conversão das emissoras de AM para FM, em João Pessoa, que a Paraíba terá um ganho significativo com a mudança no sistema. O evento aconteceu na Estação das Artes, no bairro do Altiplano.

Kassab lembrou que a mudança possibilitará a expansão do setor, que deverá contratar mais profissionais. Ele revelou que cinco das 28 emissoras do estado já pagaram as taxas para fazer a migração. “Além do ganho em qualidade, também tem o lado econômico, pois a taxa de manutenção de uma FM é bem menor. Ganha a Paraíba, que é um dos primeiros estados a receber o mutirão para agilizar a migração”, destacou.
Na oportunidade, Kassab também disse que em breve a Paraíba ganhará o sinal da TV digital, conforme cronograma estabelecido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

O diretor-presidente do Sistema Correio, Roberto Cavalcanti, disse que a Paraíba e o Sistema Correio se sentem honrados com a visita do ministro Gilberto Kassab, que veio ao estado celebrar a migração de emissoras AM para a freqüência em FM.

Segundo Roberto Cavalcanti, graças à competência do ministro Kassab o processo de migração andou com uma agilidade muito significativa e trará avanços tecnológicos importantes para as emissoras que migrarão para FM. “Estamos vivenciando um momento belíssimo no Brasil. Os resultados estão aí, o ministro soube dar uma celeridade nunca vista antes”, disse.

O empresário disse que o Sistema Correio continua avançando, buscando sempre profissionais que estejam conectados às novas tecnologias e os avanços técnicos, como acontece agora com a migração das emissoras de rádio para FM.

Já o diretor nacional institucional da Record TV, Zacarias Pagnanelli, que também representou a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), disse que a migração das rádios AM para FM possibilitará um ganho tecnológico muito significativo para as emissoras. Segundo ele, a mudança também abrirá outros caminhos do ponto de vista comercial para as rádios. “Essa mudança vai possibilitar a pluralidade, com um só objetivo: a questão social”, afirmou.

Cinco emissoras das cidades de Patos (Espinharas AM), Picuí, Campina Grande, Bananeiras e Mamanguape assinaram os termos aditivos de adaptação das outorgas, um dos últimos passos do processo para a mudança.
Depois disso, as rádios devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência. A partir da liberação, os veículos já podem começar a transmitir a programação na nova faixa.

 

(com informações do G1 e da Assessoria do Ministério)

 

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *