Mineradora investe US$ 300 milhões no Município de Pedra Branca

By | 30/07/2017 8:06 am

 

(Patos Online com informações do Diamante Online)

 

Após muito sigilo no trâmite de analises, legalização junto aos governos estadual e federal entre outras burocracias, trazemos em primeira mão, o anúncio da implantação definitiva de uma das maiores jazidas de ferro do País, que estará na cidade de Pedra Branca, no Sertão da Paraíba.

 

A informação foi dada e autorizada sua publicação pelo próprio dono da terra onde será explorado o minério, o empresário Antônio Leite.

 

Segundo ele, todos os equipamentos para a implantação da jazida, já estão no Brasil e chegarão pelo Porto de Cabedelo, de onde uma força tarefa será feita para transportar todo o material para Pedra Branca.

 

O projeto é um investimento da empresa ROGESA GROUP (Alemanha) e PROMAC S/A (chinesa) donas da concessão, que terá o tempo de exploração por 15 anos, concedidos pela União, gerando 1.100 empregos diretos, com investimento de US$ 300 milhões (trezentos milhões de dólares), nos equipamentos considerados os mais modernos do mundo.

 

“Tivemos que manter total sigilo durante todo esse início, atendendo as recomendações das empresas investidoras, porém a ansiedade era muito grande em poder dar essa notícia. Sem dúvida, o Sertão da Paraíba, bem como o Vale do Piancó viverá outra realidade a partir de agora”, comentou Antônio Leite.

 

De acordo com Antônio Leite, o teor/qualidade do minério de ferro máximo na natureza é 69% de pureza, o que significa, um dos mais puros já encontrados no Brasil.

 

O início da montagem da usina está previsto para acontecer em novembro de 2017 com inauguração prevista para segundo semestre de 2018.

 

O destino de venda do minério será para China e Alemanha com logística de transporte partindo dos portos de SUAPE e Cabedelo.

 

Todo o processo de estudo foi mantido em total sigilo. Estrangeiros estiveram durante meses nas cidades de Pedra Branca e Itaporanga realizando os procedimentos, e por diversas vezes vieram ao Vale do Piancó em Jatos de última geração, porém, sem chamar atenção. Toda a estrutura já está pronta para receber os equipamentos de extração.

Comentário

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *