Profissionais da atenção básica passam por capacitação para implantação de testes rápidos de HIV, Hepatite e Sífilis

By | 23/08/2017 2:25 pm

Atendendo uma recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos irá implantar, nas Unidades Básicas de Saúde do município, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites virais. A previsão é que esses testes já possam ser feitos no início do mês de Setembro. Para essa implantação, a Secretaria está promovendo, nesta terça-feira, (22/08), uma capacitação para os profissionais da UBS’s.

 

A capacitação aconteceu no auditório do curso de Direito das Faculdades Integradas de Patos (FIP) nos períodos manhã e tarde. No período da manhã, envolveu os enfermeiros e técnicos em enfermagem, e no período da tarde, os profissionais que atuam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), quando foram discutidos os mais variados temas, desde o modo como se deve abordar o público alvo até a forma de acompanhamento e tratamento desses pacientes.

A implantação dos testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV e triagem de Sífilis e Hepatites virais na Atenção Básica, do Sistema Único de Saúde (SUS), forma o conjunto de estratégias do Ministério da Saúde que tem como objetivo a qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira, sobretudo mulheres em período gestacional e seus parceiros, ao diagnóstico rápido dessas patologias.

Para tanto, o Ministério da Saúde recomenda às Secretarias Estaduais e Municipais que adotem medidas que facilitem tais diagnósticos e façam o acompanhamento e informatização dos dados colhidos, além de articular medidas locais que garantam a logística (acondicionamento, distribuição e transporte) e a execução dos testes rápidos nas UBS’s com qualidade e confiabilidade; avaliar a capacidade laboratorial instalada para a realização dos exames complementares e de monitoramento do tratamento e de cura para a sífilis; apoiar e monitorar a alimentação dos sistemas de informação para registro da realização dos testes rápidos, como SISPRÉ-NATAL WEB, Boletim de Produção Laboratorial (BPA individualizado) do Sistema de Gerencia da Tabela de Procedimento (SIGTAP) e o SINAN.

A última etapa da capacitação será no dia cinco de setembro, quando os médicos da Atenção Básica receberão as orientações para o tratamento dos pacientes diagnosticados com essas patologias.

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *