Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização realizada em todo o Brasil para a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população sobre a importância de se falar no assunto e das formas de prevenção. Equipes do setor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do município de Patos estão preparando diversas ações que serão realizadas durante o mês em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, e que terá como slogan, este ano, “Suicídio: Falar é Preciso”.
As coordenadoras da Atenção Psicossocial (Caps) do Município estiveram reunidas, na manhã desta quarta-feira, (06/09), na sede do CAPS II Adulto, para planejar a programação de ações que acontecerão no mês de Setembro, nos principais pontos da cidade, a fim de prestar esclarecimentos à população sobre o tema.
O objetivo da campanha de conscientização é fazer com que a população fale a respeito e esteja preparada para ouvir. Para isso, palestras, mesas redondas, panfletagens e visitas a escolas e Unidades de Saúde de Patos serão feitas durante todo o mês.
O suicídio é considerado um caso de saúde pública. As pessoas que estão em risco de suicídio geralmente estão com depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia ou em função do uso de álcool e drogas, dentre outras patologias. Existem fatores de risco para a avaliação de pessoas que podem cometer o suicídio que envolve vínculos afetivos e sociais. A boa relação com a família, com os amigos, redes sociais, religião e emprego são importantes na prevenção.
Qualquer pessoa da população de Patos que precisar de atendimento, pode se dirigir a qualquer unidade da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que é composta pelos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo eles CAPS II (adulto), CAPS i (infanto-juvenil) e CAPS AD (álcool e outras drogas).
As três unidades do CAPS trabalham com os usuários portadores de transtornos mentais, e, além disso, disponibilizam apoio incondicional às famílias desses usuários. Os serviços são abertos e oferecem tratamento digno e diversificado de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental se manifesta.
Abaixo, segue a programação completa:
SETEMBRO AMARELO
DIAS 18/09 a 22/09 e 25/09 a 28/09 – Panfletagem
Sinal da Igreja Nossa Senhora da Guia;
Sinal da Praça Getúlio Vargas;
Praça Edvaldo Motta (CEPA);
Mercado Central;
Colégio Cristo Rei;
Colégio GEO Patos;
Escola Auzanir Lacerda;
Faculdades Integradas de Patos.
DIA 19/09 – PA Maria Marques às 18:00h
DIA 20/09 – Unidade de Saúde da Família (USF) Rita Palmeira e Ministro Horácio Nobrega
DIA 21/09 – USF Sebastiana Xavier e Aderbal Martins
DIA 26/09 – UPA Dr Otávio Pires de Lacerda às 09:00h
DIA 28/09 – Centro de Especialidades FREI DAMIÃO às 09:00h
DIA 29/09 – Mesa Redonda “Suicídio: Falar é Preciso” – Local: Auditório do SAMU
Público-alvo: profissionais da Prefeitura Municipal de Patos.