Campanha de prevenção ao suicídio será lançada com o Setembro Amarelo em Patos

By | 08/09/2017 3:16 pm

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização realizada em todo o Brasil para a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população sobre a importância de se falar no assunto e das formas de prevenção. Equipes do setor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do município de Patos estão preparando diversas ações que serão realizadas durante o mês em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, e que terá como slogan, este ano, “Suicídio: Falar é Preciso”.

 

As coordenadoras da Atenção Psicossocial (Caps) do Município estiveram reunidas, na manhã desta quarta-feira, (06/09), na sede do CAPS II Adulto, para planejar a programação de ações que acontecerão no mês de Setembro, nos principais pontos da cidade, a fim de prestar esclarecimentos à população sobre o tema.

 

O objetivo da campanha de conscientização é fazer com que a população fale a respeito e esteja preparada para ouvir. Para isso, palestras, mesas redondas, panfletagens e visitas a escolas e Unidades  de Saúde de Patos serão feitas durante todo o mês.

 

O suicídio é considerado um caso de saúde pública. As pessoas que estão em risco de suicídio geralmente estão com depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia ou em função do uso de álcool e drogas, dentre outras patologias. Existem fatores de risco para a avaliação de pessoas que podem cometer o suicídio que envolve vínculos afetivos e sociais. A boa relação com a família, com os amigos, redes sociais, religião e emprego são importantes na prevenção.

 

Qualquer pessoa da população de Patos que precisar de atendimento, pode se dirigir a qualquer unidade da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que é composta pelos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo eles CAPS II (adulto), CAPS i (infanto-juvenil) e CAPS AD (álcool e outras drogas).

 

As três unidades do CAPS trabalham com os usuários portadores de transtornos mentais, e, além disso, disponibilizam apoio incondicional às famílias desses usuários. Os serviços são abertos e oferecem tratamento digno e diversificado de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental se manifesta.

 

Abaixo, segue a programação completa:

 

SETEMBRO AMARELO

 

DIAS 18/09 a 22/09 e 25/09 a 28/09 – Panfletagem

 

Sinal da Igreja Nossa Senhora da Guia;

Sinal da Praça Getúlio Vargas;

Praça Edvaldo Motta (CEPA);

Mercado Central;

Colégio Cristo Rei;

Colégio GEO Patos;

Escola Auzanir Lacerda;

Faculdades Integradas de Patos.

 

DIA 19/09 – PA Maria Marques às 18:00h

DIA 20/09 – Unidade de Saúde da Família (USF) Rita Palmeira e Ministro Horácio Nobrega

DIA 21/09 – USF Sebastiana Xavier e Aderbal Martins

DIA 26/09 – UPA Dr Otávio Pires de Lacerda às 09:00h

DIA 28/09 – Centro de Especialidades FREI DAMIÃO às 09:00h

DIA 29/09 – Mesa Redonda “Suicídio: Falar é Preciso” – Local: Auditório do SAMU

Público-alvo: profissionais da Prefeitura Municipal de Patos.

 

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *