Multidão prestigia desfile cívico de 7 de Setembro em Patos

By | 10/09/2017 5:21 am

 

  • Por COORDECOM   Sexta-Feira – 8 de Setembro de 2017

Uma multidão de pessoas acompanhou o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro na cidade de Patos, onde creches, escolas, representantes dos Três Poderes constituídos, militares, Tiro de Guerra 07-002, instituições e entidades patoenses desfilaram pelas avenidas Sólon de Lucena e Epitácio Pessoa.

 

Após o hasteamento dos pavilhões no largo da Escola Monsenhor Vieira, o prefeito Dinaldinho Wanderley acompanhado pelos militares, o comandante do Tiro de Guerra 07-002, Subtenente Silvio Prates; o comandante do CPR II, Tenente Coronel Cunha Rolim; o comandante do 3° BPM, Major Douglas Ferreira; e o comandante do 4° BBM, Tenente Coronel Saulo Laurentino, fizeram a revista das tropas e seguiram caminhando em desfile pelas avenidas. Logo em seguida vieram a Banda Filarmônica 26 de Julho, os batedores do Tiro de Guerra 07-002, 3° BPM, 4° BBM, PRF, SAMU, Maçonaria e Ordem Demolay.

 

De acordo com o prefeito de Patos Dinaldinho Wanderley, a parada cívica de sete de setembro representa uma oportunidade para o povo brasileiro e em especial o patoense refletir sobre princípios e valores do processo educacional do nosso povo. “Temos um grande desafio de resgatar o Brasil, um País tão rico em cultura, recursos naturais e de gente trabalhadora”, destacou.

 

Para o Juiz de Direito Ramonilson Alves Gomes, diretor do Fórum Miguel Sátiro, o povo brasileiro vivencia atualmente um processo pedagógico e de amadurecimento, opinião também compartilhada pelo Tenente Coronel Enéas Cunha Rolin, do CPR II e pelo Comandante Saulo, do 4ºBBM de Patos. “Estamos vivenciando o amadurecimento educacional e cultural do nosso povo, atravessando problemas e superando desafios”, afirmou.

 

O Desfile Cívico na Capital do Sertão seguiu com a passagem do pelotão da Secretaria Municipal de Educação que abria o desfile da educação do município. No pelotão puxado pela Fanfarra da Escola Normal, o destaque ficou por contas creches que trouxeram seus pequenos para a avenida com o tema: O Fantástico Mundo do Brincar. Outro destaque do pelotão foi a Educação do Campo, representado pela Escola Nina Nóbrega. “A gente precisa exaltar a educação no campo, muita gente acha que não é igual à da cidade, e ela realmente é diferenciada. É importante trazer para cá para que possamos exaltar os nossos valores”, disse a diretora da Escola Nina Nóbrega, da zona rural, Larissa Pinho.

 

O Centro de Atendimento Educacional Especializado Irmã Benigna trouxe uma novidade para o desfile deste ano que foi a sua fanfarra que pela primeira vez saiu na avenida. A Fanfarra Jorge Abílio é formada por alunos do próprio Irmã Benigna, que são pessoas com deficiências. “Nos sentimos felizes, responsáveis e gratificadas, por estarmos trazendo hoje pela primeira vez uma fanfarra com pessoas com deficiência. A sociedade ainda vê as pessoas com deficiência com muito preconceito, não vê a pessoa, vê a deficiência. Então a gente está aqui para mostrar que o deficiente ele é capaz e eu se supera a cada dia”, comentou a diretora do Irmã Benigna, Lourdinha Palmeira.

 

Com o tema ‘Somos Todos Educadores – A Escola Como Projeto de Vida’ as 32 escolas municipais apresentavam seus subtemas valorizando a educação da cidade. As escolas da Área Frei Damião trouxeram como subtema Educação Além da Sala de Aula, apresentando o Museu Ernany Sátiro, a Biblioteca Municipal, a Fundação Ernany Sátiro, o Instituto Histórico e Geográfico, os Ativistas Culturais e a Academia Patoense de Letras.

 

Já as da Área Jatobá destacaram as Potencialidades Educacionais de Patos, com os alunos mostrando a Valorização dos Funcionários Escolares, o Programa Novo Mais Educação, a Educação Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial (profissionais cuidadores), os Projetos Educacionais, o Fórum da Família, a UFCG, o IFPB, a UEPB e a UFPB Virtual.

 

As unidades escolares da Área Belo Horizonte trouxeram o Empreendedorismo Educativo – A Comunidade Formando Profissionais. No pelotão os alunos apresentavam a Agricultura Familiar, as Associações de Pescadores e Sapateiros, os Assentamentos Patativa do Assaré e Campo Comprido, as Empresas Sustentáveis e a Fazenda Tamanduá.

 

Encerrando o desfile da educação municipal veio o pelotão das escolas da Área São Sebastião com os Patrimônios que Educam, com a Cruz da Menina, Casarões Históricos, Igreja da Conceição, Estação Ferroviária, Festa Da Guia, São João de Patos e Educadores Ilustres de Patos.

 

O Desfile Cívico seguiu na tranquilidade com a participação das escolas estaduais e particulares e das entidades. Autoridades e demais representantes do governo municipal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, prestigiaram todo desfile do palanque oficial localizado em frente ao Palácio do Governo.

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *