Com o intuito de celebrar a Semana da Árvore com ações que desenvolvem a consciência ambiental das crianças da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e da Gerência Pedagógica, iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 18, o projeto ‘Plantando Vida’.
O projeto tem como atividade principal o plantio de uma muda em cada escola do município, e a escolha de uma turma para ficar responsável pelos cuidados com a planta.
“A gente pensou em conscientizar a criança desde cedo para que eles tenham uma visão diferenciada sobre o meio ambiente. Então a gente tentou contemplar todas as escolas começando com a pré-escola, que são os alunos que teoricamente passarão mais tempo na escola e terão tempo hábil para cuidar da plantar, ver a planta crescer e acompanhar o seu desenvolvimento, enxergando assim a importância de uma árvore em nossas vidas,” disse a coordenadora da Pré-escola no município, Maria Liliane Alves.
Dando início às ações agenda do plantio das mudas foi cumprida pelas escolas da área do Belo Horizonte, sendo elas a Escola Radialista Paulo Porto, na Vila Mariana; a Escola Rotary Norte, no Noé Trajano; a Escola Dr. Dionísio da Costa, no Jardim Europa; e a Escola Tobias Medeiros, no Belo Horizonte.
“É um projeto pioneiro para o município, a gente tentou fazer um trabalho coletivo para que sejam contempladas todas as escolas. A gente deixa bem claro que é um projeto que visa integrar as ações, o engajamento das pessoas e o trabalho em prol do meio ambiente saudável e de um ambiente de qualidade para nossas vidas e das nossas crianças nas escolas,” continuou a coordenadora da pré-escola.
O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da UFCG, e suas ações se estendem durante toda semana, até a sexta-feira, dia 22. E ainda dentro do cronograma do projeto, na manhã de quinta-feira, dia 21, cinco turmas da pré-escola da Escola Anaíza Calixto, farão uma visita técnica ao Campus da UFCG Patos.