Com o objetivo de contribuir e reforçar a aprendizagem dos alunos das turmas de 9º ano, a Escola CIEP III Firmino Ayres/Otto Quinho, está promovendo aulões das disciplinas de Português e Matemática. A iniciativa visa revisar assuntos da grade curricular de ensino dos alunos que farão as avaliações da Prova Brasil e do Programa SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba.
As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. Com isso, na manhã desta quinta-feira, dia 28, foi promovido mais um aulão com duas turmas do 9º ano. A aula foi iniciada com a disciplina de matemática, ministrada pelo professor Francileudo Lucena.
“O nosso currículo matemático é muito grande, então a gente precisa revisar alguns conteúdos que estão um pouco esquecidos. A gente faz esses aulões motivados, com brindes, prêmios que motivem os nossos alunos a buscarem os conhecimentos e relembrar os conteúdos que já foram trabalhados e reforçar os que estamos trabalhando. A gente sempre traz questões voltadas para o dia a dia, questões que têm conteúdos relacionados aos descritores, algumas condições que levam ao nosso cotidiano matemático, através da representação matemática das questões,” detalhou o professor.
O CIEP III ficou no primeiro lugar entre as escolas municipais na avaliação do SOMA que aconteceu no início deste ano, e a professora de português, Oneide da Silva, destacou a importância de preparar o aluno para passar por essas avaliações.
“O Ideb é determinado de acordo com os resultados dessas avaliações obtidos pelos alunos, além de outros aspectos que também são levados em conta. A cada aulão a gente escolhe assuntos para que até o final já tenhamos trabalhado todos. A gente já tem alguns resultados, o estímulo, a participação, os resultados, o envolvimento e a colaboração deles, além de termos ficado em primeiro lugar na avaliação do SOMA entre as escolas municipais, então já consideramos tudo isso resultados concretos e positivos dessas ações,” avaliou a professora.
Ainda de acordo com a professora de português “que a gente continue vendo esses bons resultados, e o mais importante é a evolução do desempenho dos alunos, isso sim é o mais importante”.