(Por COORDECOM Sexta-Feira – 24 de Novembro de 2017)
A Creche Maria Eunice Fernandes, localizada no bairro Vitória, promoveu na manhã desta sexta-feira, dia 24, a culminância do Projeto de Leitura Sacola Viajante, que foi desenvolvido em todas as creches municipais com o intuito de trabalhar a introdução da leitura já nos primeiros anos da criança no ambiente escolar.
Com a presença dos pais, professores e funcionários, as crianças fantasiadas de personagens de contos encantaram os presentes com a apresentação de dança e teatro que contava a história da ‘Linda Rosa Juvenil’.
“O nosso projeto foi de grande satisfação. Foi acolhido pelos pais e tiveram uma boa participação, já que a sacola viajante ia para a casa do aluno e os pais tinham que fazer aquela leitura com o aluno, os pais ouviam o que as crianças tinham a dizer sobre a história, e da mesma forma os pais também falavam às crianças o que haviam entendido da leitura. Então quando a sacola voltava no outro dia havia uma interação, pois a criança por menor que fosse tinha sempre algo a nos dizer com base na historinha que havia lido. Foi muito gratificante este projeto, hoje estamos encerrando com muita satisfação, é um orgulho pra gente,” disse a diretora da creche,” Marleide Rauylson.
Para a professora do maternal, Érika Patrícia Guedes, o objetivo do projeto foi atingido, pois o envio da sacola viajante para as casas oportunizou o acesso à leitura de uma forma mais interativa e dinâmica, onde pais e filhos compartilharam da leitura com a contação das histórias compreendendo e recontado os contos.
“Foi um projeto de suma importância, pois o nosso intuito é despertar nas crianças o gosto pela leitura, e assim também introduzindo esse gosto nas famílias. Inserindo os contos e todos os livros que foram apresentados, par que no levar para casa elas pudessem também com as famílias despertar o gosto pela leitura, de ter realmente um novo olhar para o mundo do aprender e do desenvolver do cidadão que aprecie e que valorize a leitura, toda a literatura e tudo que compreende o mundo da aprendizagem,” comentou a professora.
Karla Araújo, mãe de Antônia Laís aluna do maternal, revelou que o projeto contribuiu para reforçar o hábito que a família já compartilhava. “Foi uma experiência boa, porque eu já conto alguns contos de fadas para ela, aí juntou o hábito com o projeto e ficou melhor ainda. Ela gostou e até hoje conta as histórias do livro e as que contei para ela. Eu adorei, espero que tenha mais vezes para a gente aproveitar ainda mais,” falou.
Cada creche fará seu evento de culminância do Sacola Viajante. O cronograma de encerramentos segue na próxima segunda-feira, dia 27, quando a Creche Inácio Fernandes fará a sua culminância; na terça-feira, dia 28, será a vez da Creche CAIC; na quinta-feira, dia 30, será a vez das creches Tia Lucy e Maria Gomes. Já as creches Manoel Quinídio e Mariana Madeiros, farão seu encerramento na quinta-feira, dia 07 de dezembro. (KA)