Apresentações teatrais e musicais marcam encerramento de projeto de leitura da EMEF Alírio Wanderley

By | 24/11/2017 2:59 pm

(Por COORDECOM   Sexta-Feira – 24 de Novembro de 2017)

Visando viabilizar uma maior aprendizagem e desenvolvimento da leitura e da escrita com os alunos da pré-escola ao 5º ano, a EMEF Alírio Meira Wanderley, localizada no bairro Salgadinho, desenvolveu entre os meses de julho e novembro de 2017, o projeto de leitura ‘Arvoreando na Leitura e na Escrita com os Gêneros Textuais’. A culminância do projeto aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 24, no ginásio da AABB, com apresentações de dança e teatro.

 

Para trabalhar o projeto a escola preparou cadernos com atividades específicas e direcionadas de acordo com os níveis de cada turma. E assim, foram trabalhados os diferentes gêneros textuais com os alunos através de atividades orais, escritas, expositivas e produções.

 

“Hoje é um grande dia, após todos os esforços e dificuldades conseguimos preparar este dia para concluir, e eu estou muito satisfeita em ver todos os frutos desse projeto que nós realizamos com tanta união de forças. Nós convidamos pais e a comunidade, e muitos pais vieram nos prestigiar. Para as crianças é um momento de festa, sempre que tem uma aula diferente os alunos ficam mais motivados,” afirmou a diretora da escola, Socorro Lucena.

 

O evento de encerramento reuniu pais e familiares dos alunos numa manhã divertida de interação entre comunidade escolar, alunos e famílias. Cada turma ficou preparou uma apresentação, iniciando a manhã com as crianças da pré-escola que apresentaram o Musical Salada de Frutas, em seguida as turmas de 1º ano interpretaram a Cantiga O Cravo e a Rosa, e os 2º ano fizeram uma Cantata de Natal.

 

“É bom esse tipo de projeto, porque realmente aproxima muito os pais, e a comunidade da escola. E ver que ela leu a história, decorou as falas, se esforçou para que tudo saísse direitinho, isso dá uma felicidade muito grande, um orgulho muito grande. Vemos que a escola está realmente cumprindo com seu papel de educar e ensinar valores bons às crianças,” disse o pai de Laura do 3º ano, Marcos Vinícius Cabral.

 

Dando continuidade à manhã festiva o 3º ano ‘A’ apresentou a história do livro Os Dez Sacizinhos; já o 3º Ano ‘B’ trouxe o teatro do Sítio do Pica-pau Amarelo – A Pílula Falante. O 4º ano ‘A’ dançou A História da Gata, e o 4º ano ‘B’ apresentou um Cordel. Já as turmas de 5º ano trouxeram um Cordel e um Musical.

 

“No 3º ano eu procurei trabalhar os diferentes gêneros textuais através das mais diferentes atividades, escritas, orais e produções textuais dos alunos para enfatizar e resgatar a importância do ato de ler por conhecimento, mas também por prazer. Então nós queríamos motivar as crianças a ler, estudar, obter conhecimento, mas também a sentirem o prazer de uma leitura. Durante cinco meses nós trabalhamos o projeto com as atividades, e hoje chegamos ao término com essa culminância com um trabalho belíssimo de toda escola. Eu como professora do 3º ano estou agradecida por todo percurso percorrido por eles e por hoje ter essa apresentação como foi a da turminha com a Pílula Falante,” comentou a professora do 3º ano, Cláudia Garcia. (KA)

 

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *