Temer tem previsão de alta para segunda-feira

By | 26/11/2017 1:08 pm

 

(Leticia Fucuchima, O Estado de S.Paulo, 25 Novembro 2017 | 11h33)

Depois de passar por um procedimento médico para desobstrução de três artérias, na noite desta sexta-feira, 24, o presidente Michel Temercontinuará internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A alta está prevista para segunda-feira de manhã, por volta das 10h, sendo que o presidente poderá retomar suas atividades no mesmo dia. As informações foram dadas pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, que coordena a equipe responsável pelo presidente da República, em entrevista coletiva concedida neste sábado.

Temer foi submetido a uma angioplastia – procedimento também conhecido como cateterismo – para desobstruir três artérias coronárias, na principal área do coração. Foi feito implante de stent – um tubo minúsculo e expansível, colocado para melhorar o fluxo sanguíneo para o coração – em uma artéria principal (descendente anterior) e em uma secundária (artéria diagonal). Na outra artéria secundária (diagonalis), foi realizada apenas a angioplastia, com balão. As artérias estavam com nível de obstrução ao redor de 90% – em patamares acima de 70%, os médicos já indicam procedimento.

Kalil reafirmou que o procedimento, que iniciou por volta das 22h de ontem e durou cerca de uma hora, foi bem sucedido. “Temer está bem. Ele é uma pessoa saudável, faz exercícios, se cuida. Foi algo pontual na vida do presidente”. O médico informou ainda que Temer deverá tomar medicamentos “protocolares, alguns por alguns anos, outros para o resto da vida”.

O procedimento já estava previsto desde o final de outubro, mas não pode ser feito à época por causa de um problema urológico, que impediu que o presidente tomasse os medicamentos necessários para a realização do cateterismo. “Não foi uma cirurgia de urgência”, salientou Kalil, lembrando, porém, que havia risco. “A doença [cardíaca] é silenciosa”. Ainda de acordo com Kalil, um novo boletim médico será divulgado apenas amanhã, em torno das 10h.

Comentário

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *