O Laboratório Central de Patos, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, realizou seu primeiro teste rápido molecular para diagnóstico da Tuberculose. O paciente foi um homem de uma cidade vizinha que apresentava suspeitas da doença.
O teste rápido molecular consiste na avaliação do paciente com a tecnologia do PCR em tempo real, uma técnica de última geração, onde o DNA da bactéria é detectado e assim é possível ter uma maior precisão no diagnóstico.
Com essa nova tecnologia, o município de Patos passa a ser um dos centros de referência no estado, atendendo a todo sertão da Paraíba, ficando atrás, apenas, de Campina Grande e da capital João Pessoa.
“Isso é um avanço muito grande na saúde. Esse paciente já vai ser tratado, se tiver tuberculose, e a cura dele vai ser bem mais rápida”, destacou Germana Leitão, Gerente de Laboratório e Farmácia do município.
O Laboratório Municipal de Patos passou a realizar o teste rápido molecular após capacitações com os profissionais de saúde, bioquímicos e biomédicos, além de treinamentos com pessoal que utiliza o equipamento ultramoderno adquirido através do Ministério da Saúde.
No Brasil, a tuberculose é um sério problema de saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde – SUS. (IN – MN)