Por COORDECOM Sexta-Feira – 19 de Janeiro de 2018
Com a aproximação do período chuvoso, surge a preocupação com a segurança e a integridade física dos moradores das chamadas áreas de risco, que ficam localizadas nas periferias das cidades. Pensando nisso, a Defesa Civil de Patos, órgão ligado à Secretaria Municipal de Agricultura, alerta a população quanto as formas de se precaver de possíveis catástrofes.
A Defesa Civil é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social. O papel do órgão é coordenar o trabalho de diversos órgãos do governo e da sociedade responsáveis pela resposta e prevenção de catástrofes.
“É importante que a Defesa Civil esteja organizada, como é o caso daqui de Patos, para que numa situação de emergência possamos ajudar a população o mais rápido possível, integralizando órgãos públicos, como secretarias municipais, ao Corpo de Bombeiros, SAMU, Policia Militar, dentre outros”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Otaviano Ferreira.
Otaviano ainda alertou a população sobre em que circunstâncias ela deve acionar a Defesa Civil. “Devemos acionar a Defesa Civil em grandes desastres com vítimas, acidentes rodoviários, inundações, explosões de gás de cozinha, incêndios em lixões, rachaduras, trincas e fissuras nas edificações, deformidade nas estruturas, lajes, vigas, pilares, paredes etc. Nesses casos a Defesa Civil vai até o local se for preciso faz a remoção das famílias e ai repassa para os setores competentes tomarem as medidas cabíveis”, contou.