Deputado diz que extinção de zonas eleitorais prejudica toda a sociedade

By | 20/01/2018 6:27 pm

 

(Da Redação com Ascom)

 

O anúncio de que o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) já iniciou a extinção de zonas eleitorais na Paraíba levou o deputado estadual Jeová Campos (PSB) a lamentar, novamente, essa decisão que, segundo o parlamentar, prejudica toda a sociedade.

 

“Essa extinção além de representar um retrocesso para a democracia e justiça eleitoral do país, prejudica o cidadão”, reitera o deputado que já fez diversos discursos na tribuna da ALPB se colocando contra essa extinção e foi o autor da propositura da realização de uma audiência pública, que debateu o tema em agosto do ano passado.

 

A presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, a juíza Maria Aparecida Sarmento Gadelha, que participou da audiência pública que debateu a questão da extinção de zonas eleitorais, concorda com o parlamentar.

 

Durante a audiência, ela se colocou contra a medida. “Se for, efetivamente, colocada em prática essa extinção, vai representar perdas muito grandes para o eleitor, fragilizar a atuação da justiça eleitoral e prejudicar toda a sociedade”, afirmou a magistrada na ocasião.

 

Também presente a audiência pública proposta pelo deputado Jeová Campos, o  presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PB, Newton Vita, se manifestou e  reiterou que a posição da Ordem é contrária à extinção de zonas eleitorais que, segundo ele, representa um atraso.

 

“Ela é um atraso na prestação jurisdicional porque os processos ficarão mais lentos, porque dificultará a inscrição de novos eleitores, trará prejuízos aos eleitores que terão que fazer deslocamentos maiores para resolver questões junto a Justiça Eleitoral, comprometerá a fiscalização e com isso multiplicará a compra de votos, enfim, dificultará a vida do eleitor e prejudicará a sociedade”, destacou Vita.

 

Comentário do programa – Esta reorganização das zonas eleitorais criou algumas situações hilárias. São José de Espinharas passaria a pertencer à Comarca de Malta. Os técnicos do TRE demonstram desconhecer a realidade de cada município. Embora se limite  com Malta, tudo o que a população de São José de Espinharas quer precisa ir a Patos. De modo que o cidadão só vai a Malta a negócio, já que tem que pegar um transporte até Patos e outro de Patos a Malta. Então o eleitor terá que fazer duas viagens ao invés de uma para resolver qualquer problema com a Justiça Eleitoral, se São José passar a pertencer a zona eleitoral de Malta. (LGLM)

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *