Por Iluska Nóbrega e Marcelo Negreiros Sexta-Feira – 26 de Janeiro de 2018
Continuando com a política de informatização e melhoramento dos serviços prestados na Atenção Básica, a Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria de Saúde, vai implantar, em todas as Unidades Básicas de Saúde, o Prontuário Eletrônico Cidadão (PEC), orientado pelo Ministério da Saúde.
O PEC tem como objetivo a identificação do registro dos atendimentos por meio do Cartão Nacional de Saúde (CNS), promovendo uma efetiva coordenação e gestão do cuidado do cidadão, além da possibilidade de compartilhamento de informações com outros serviços de saúde, trazendo mais agilidade, qualidade e segurança no atendimento ao cidadão.
De acordo com o coordenador da Atenção Básica, Bruno Alves, o usuário do SUS de Patos terá o privilégio de contar com um serviço mais humanizado e menos burocrático.
“O patoense só ganha com esse serviço, pois vai acabar com o trabalho burocrático com preenchimento de folhas, e o cidadão usará aqueles o prontuário cidadão como um banco de dados que carregará o seu histórico na saúde”, disse.
Patos é uma das poucas cidades da Paraíba a ter a iniciativa de implantar o programa do Governo Federal em suas unidades de saúde.
Comentário do programa – Outra vantagem do prontuário eletrônico é que ele vai permitir a integração de todas as unidades de saúde e ao chegar um usuário à UPA, por exemplo, o médico já poderá consultar o seu prontuário e conhecer um histórico da sua saúde. Da mesma maneira, ao encontrar uma unidade de saúde sem médico ele poderá se dirigir a outra unidade que poderá acessar o seu prontuário e conhecer seus problemas de saúde. A pretensão do SUS é que todas as cidades sejam integradas ao prontuário e no futuro onde quer que você chegue, com seu cartão do SUS o médico terá acesso ao seu prontuário e poderá atendê-lo com segurança. (LGLM)