Patos adotará o Prontuário Eletrônico do Cidadão para desburocratizar o sistema de saúde Por Iluska Nóbrega e Marcelo Negreiros Sexta-Feira – 26 de Janeiro de 2018

By | 28/01/2018 7:37 am

 

Por Iluska Nóbrega e Marcelo Negreiros   Sexta-Feira – 26 de Janeiro de 2018

 

Continuando com a política de informatização e melhoramento dos serviços prestados na Atenção Básica, a Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria de Saúde, vai implantar, em todas as Unidades Básicas de Saúde, o Prontuário Eletrônico Cidadão (PEC), orientado pelo Ministério da Saúde.

 

O PEC tem como objetivo a identificação do registro dos atendimentos por meio do Cartão Nacional de Saúde (CNS), promovendo uma efetiva coordenação e gestão do cuidado do cidadão, além da possibilidade de compartilhamento de informações com outros serviços de saúde, trazendo mais agilidade, qualidade e segurança no atendimento ao cidadão.

 

De acordo com o coordenador da Atenção Básica, Bruno Alves, o usuário do SUS de Patos terá o privilégio de contar com um serviço mais humanizado e menos burocrático.

 

“O patoense só ganha com esse serviço, pois vai acabar com o trabalho burocrático com preenchimento de folhas, e o cidadão usará aqueles o prontuário cidadão como um banco de dados que carregará o seu histórico na saúde”, disse.

 

Patos é uma das poucas cidades da Paraíba a ter a iniciativa de implantar o programa do Governo Federal em suas unidades de saúde.

 

Comentário do programa – Outra vantagem do prontuário eletrônico é que ele vai permitir a integração de todas as unidades de saúde e ao chegar um usuário à UPA, por exemplo, o médico já poderá consultar o seu prontuário e conhecer um histórico da sua saúde. Da mesma maneira, ao encontrar uma unidade de saúde sem médico ele poderá se dirigir a outra unidade que poderá acessar o seu prontuário e conhecer seus problemas de saúde. A pretensão do SUS é que todas as cidades sejam integradas ao prontuário e no futuro onde quer que você chegue, com seu cartão do SUS o médico terá acesso ao seu prontuário e poderá atendê-lo com segurança. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *