Central de regulação e marcação do município tranquiliza população quanto ao atendimento

By | 04/03/2018 3:55 am

 

(Coordecom)

 

A Central de Regulação, Controle, Marcação, Auditoria, Transporte fora de domicílio (TFD) e Emissão de Cartão do SUS orienta a população quanto ao atendimento naquele estabelecimento.

 

De acordo com a portaria 1.559 de 1º de agosto de 2008, que instituiu a Política Nacional de Regulação do SUS, a central de regulação é uma estratégia de gestão em Saúde Pública que tem como objetivo principal, unir as ações voltadas para a regulação do acesso nas áreas ambulatoriais e hospitalares, propiciando o ajuste da oferta disponível às necessidades imediatas da população. Trata-se de um sistema que monitora a disponibilidade de vagas em atendimentos Especializados, tornando mais ágil a marcação de consultas e exames, de procedimentos complexos, como cirurgias.

 

Desde sua transferência da sede da Secretaria Municipal de Saúde, para a Rua Galim Assis, no centro da cidade, a Central de Regulação passou a adotar alguns procedimentos para facilitar o acesso das pessoas aos serviços. Um dos procedimentos foi preencher uma ficha onde constam os dados do usuário do SUS, para que ele tenha seu atendimento agendado e o registro seja parâmetro de identificação e localização por parte dos atendentes.

 

O horário de funcionamento passou a ser de segunda a sexta-feira das 08:00h às 14:00h independente do número de fichas. Portanto, as pessoas não precisam chegar de madrugada para serem atendidas, pois todos os que estiverem no local, dentro do expediente, serão atendidas.

 

Segundo a gerente da Central de Regulação e Marcação, Yanna Carla Medeiros, os usuários que precisam dos serviços daquela unidade devem apresentar, o cartão nacional do SUS, CPF ou RG, comprovante de residência e a solicitação de consultas, especializadas ou exames solicitados pelos profissionais das unidades básicas de saúde.

 

“Nós estamos aqui para atender todos os usuários, com muita alegria e satisfação. E principalmente com muito compromisso e seriedade. Nossa população precisa compreender que não há necessidade de chegar 5:00h da manhã, correndo risco de vida, sem necessidade. Chegando as 8:00h a gente entrega as fichas para o controle interno desta casa e aí será atendido no setor que for correspondente.” Acrescentou Yanna Carla.

 

A Central de Regulação, fica na Rua Galim Assis, S/N próximo ao Colégio Cristo, no centro, atendendo de segunda a sexta das 08:00 às 14:00h.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *