Debandada esperada: grupo de Luciano Cartaxo começa a migrar do PSD para o PV

By | 18/03/2018 6:41 am

 

Por Jhonathan Oliveira, no Jornal da Paraíba

 

Quando deixou o PT, em 2015, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, arrastou com ele para o PSD todo o seu grupo político mais ‘chegado’. Agora, a debandada já começa a se repetir, com os aliados anunciando que vão trocar de partido para se abrigarem no PV, que passa ser presidido pelo prefeito na Paraíba.

 

O primeiro a anunciar a mudança foi o chefe de gabinete da prefeitura, Hildevânio Macedo. “Sob a liderança de Cartaxo, o PV vai fazer um diálogo franco e aberto com lideranças políticas de diferentes regiões do estado, associadas a essa nova forma de governar, que tem início no diálogo, ganha forma com o planejamento e se traduz em mais resultados”, afirmou nesta sexta-feira (16).

 

A tendência é que outros secretários façam o mesmo que Hildevânio. Se enquadrariam aí, por exemplo, o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio; o de Transparência Pública, Bira Pereira, e o superintendente da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Lucius Fabiani. Dos mais próximos do prefeito, a exceção deve ficar por conta do secretário de Articulação Política, Zenedy Bezerra, que assumiu o controle do PMN.

 

A decisão de Cartaxo também vai surtir efeito na Câmara Municipal, com vereadores da bancada de sustentação mudando de cor para se tornarem verdes. Um que já sinaliza para isso é Marmuthe Cavalcanti (PSD). “Como meu líder político, tenho que escutá-lo e saber qual a orientação melhor a ser seguida levando-se em consideração o crescimento do nosso projeto político”, disse, ressaltando que espera uma reunião com o prefeito para afinar a decisão.

 

Além de Marmuthe, o PSD tem mais dois vereadores: Professor Gabriel e Raíssa Lacerda. A última já integrava o partido antes da chegada do grupo de Cartaxo e inclusive era presidente da sigla na capital, posto do qual abriu mão para beneficiar o irmão gêmeo do prefeito, Lucélio Cartaxo, que também foi para o PV. Raíssa não vive o melhor dos momentos com a gestão de Luciano e chegou a publicar um vídeo nas redes sociais contando os dias para Manoel Junior (MDB) se tornar prefeito. É possível que ela reassuma a presidência do diretório do PSD na capital.

 

Comentário do programa – Os vereadores devem tomar cuidado com esta história de mudar de partido. Já há entendimento no TSE de que a “janela” que permite a mudança de partido só beneficia quem está em final de mandato, no caso, os deputados federais, estaduais e distritais. Vereadores só terão direito à “janela” em 2020. Com relação à ida de Luciano Cartaxo para o PV, Ricardo Coutinho já informou à imprensa que foi consultado previamente pelo PV, que faz parte de sua base, sobre a ida de Luciano para o comando do partido. (LGLM)

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *