(Coordecom, no Patos Online)
Com o tema: “Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos” o Município de Patos, através da creche Glauce Burity, esteve representado nesta quarta-feira, (21/3) e na quinta-feira, (22/3), em Recife-PE, durante o Encontro da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, (EAN), evento promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE.
O evento reuniu representações de vários municípios do País, quando na oportunidade a Creche Glauce Burity apresentou o trabalho que irá fazer parte de um livro, contendo as trinta principais experiências alimentares desenvolvidas no ano passado e avaliados pelo FNDE.
Para a Secretária de Educação, Francineide Souto, o trabalho tem por objetivo despertar nas crianças o interesse por uma alimentação saudável, além de apresentar para as famílias uma boa opção de alimentação, utilizando produtos que não costumam fazer parte do seu dia a dia. “Estamos felizes com o resultado, pois representa uma boa forma de trabalhar a educação alimentar para nossas crianças, bem como trazer novos hábitos a comunidade escolar através dos nossos alunos, que levam um conhecimento novo para suas casas”, disse.
A nutricionista Rochelle Neves de Lucena, afirmou que o resultado se deve ao empenho da equipe de profissionais que vem executando corretamente as suas atribuições. “O resultado é bastante significativo para todos nós, uma vez que representa o esforço empreendido por toda uma equipe”, comentou.
A professora da creche, Cristiane Moreira, explicou que durante os trabalhos, os alunos vivenciaram a experiência de lidar com os produtos e aprenderam mais sobre a importância de uma boa alimentação. “Fizemos um suco caseiro e envolvemos as crianças através do manuseio de alimentos como laranja, limão e cenoura, além de uma torta, utilizando a casca da banana, que normalmente vai para o lixo em nossas casas e foi algo muito bom”, explicou.
Além da Glauce Burity, estiveram representando Patos no projeto, as creches: Igor Mota, (Juá Doce), Maria Eunice Fernandes, (Vitória), e a creche Maria Gomes, (Santa Gertrudes). Em 2018, o projeto poderá ser desenvolvido também com as escolas de Ensino Fundamental I.