Por Paulo Costa Domingo – 29 de Abril de 2018
Mais de 120 atletas participaram na manhã deste domingo (29), da 5ª edição do circuito Duck’s Bike de Ciclismo em Patos no Sertão do Estado.
A competição vale como terceira etapa do campeonato paraibano de ciclismo, e, é válida pelo Ranking Nacional classe “3” do Brasil.
O evento reuniu competidores de diversos estados brasileiros, a exemplo da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Amapá.
A prefeitura de Patos deu o apoio logístico a competição através da Secretaria de Esportes e Turismo; o SAMU que disponibilizou uma viatura com profissionais durante todo evento; além da STTRANS que montou uma ação monitorando o trânsito das 06hs até as 14hs.
De acordo com o Superintendente Cassius Bezerra a STTRANS atuou com 20 agentes de Trânsito, quatro viaturas e três motocicletas. fazendo as interdições com cones e cavaletes, para garantir a segurança viária dos competidores e da população patoense.
“Passamos a semana comunicando através de sites, rede sociais e emissoras de rádios com seria as interdições das ruas. Este é um evento que está no calendário nacional e já tem data marcada com antecedência. Ele sempre acontece no último domingo do mês de abril”, falou o Superintendente Cassius Bezerra.
A largada foi na rua Epitácio Pessoa, e o circuito passou pelas principais ruas do centro da cidade de Patos.
O percurso foi de 3km, cada categoria teve um número especifico de voltas, e cada prova durou cerca de uma hora e meia.
Participaram das provas atletas profissionais e amadores em doze categorias, destacando-se duas categorias a Elite e Master.
Para a organização do evento o circuito foi um sucesso.
“Sucesso total e absoluto, a população participando diretamente do evento. Uma competição que era realizada na capital e nós conseguimos trazer para o Sertão. Não foi fácil, mas estou muito satisfeito com o resultado”, falou Alex Queiroga, coordenador do evento.
No final foram entregues aos campeões uma quantia de R$ 10.000,00 (Dez Mil reais), em premiação aos participantes.
Comentário do programa – A realização na mesma data de um concurso da Polícia Militar com a presença em Patos de candidatos de várias cidades da região, principalmente oriundos do vizinho Estado de Pernambuco, provocou algumas reclamações devido a interdição de algumas ruas do centro da cidade. Os problemas, ãoentretanto, foram contornados e não houve nenhuma reclamação de candidato que tenha sido prejudicado. A interdição de ruas do centro da cidade, para determinados eventos, sempre vai gerar reclamações até que sejam construídas alças que desviem o trânsito de veículos de passagem pela cidade ou que a atravessem de um lado para outro. Uma saída para atenuar estes incômodos é uma sinalização bem feita e a presença de agentes de trânsito que orientem os motoristas sobre as alternativas oferecidas para cada destino, além de uma campanha de esclarecimento antecipada pela imprensa. (LGLM)