Movimento de proteção aos animais agora é Organização Não-Governamental na cidade de Patos

By | 15/07/2018 6:40 am

 

(Jozivan Antero, no Patos Online)

 

O movimento mais atuante na causa de proteção aos animais de rua e em risco de vida agora é Organização Não-Governamental (ONG). Após vários anos, o Movimento Adota Patos tomou a decisão por necessidade de ter mais subsídios diante da demanda e dos novos desafios da luta na cidade de Patos.

 

Na noite desta segunda-feira, dia 09, representantes da ONG Adota Patos concederam entrevista ao Programa Polêmica, levado ao ar pela Rádio Espinharas às 18h00. Rafael Gomes, Benigna Dantas, Letúsia Nóbrega e Isabel Nóbrega se fizeram presentes para falar sobre a boa-nova.

 

Rafael Gomes, mais conhecido por Rafael da Civil, é o presidente da ONG recém-criada. Ele relatou que o trabalho dos voluntários começou a bastante tempo e foi tomando uma dimensão maior até surgir a necessidade de tomar um corpo jurídico diante da demanda e pela conquista da credibilidade na cidade de Patos. “Já temos CNPJ, já fizemos nosso registro e estamos providenciando uma conta, que o grupo precisa para que sejam feitas as doações e até mesmo para as prestações de conta…existe a possiblidade de reconhecimento da Câmara de Vereadores da utilidade pública da ONG Adota Patos”, comentou Rafael.

 

Como movimento de proteção aos animais, o Adota Patos realizou mais de 300 castrações apenas no ano de 2018. A castração de cães e gatos é fator primordial para conter a proliferação descontrolada que existe na cidade de Patos. A quantidade de animais que perambulam pelas ruas é notória em diversos bairros. Maltratados, doentes, provocando acidentes, transmitindo doenças, esses animais sofrem pela ausência de uma atenção maior do poder público. A ONG Adota Patos tem feito um trabalho de conscientização, adoção e cuidados aos animais, porém, com muitos esforços devido a quantidade e da necessidade destes.

 

Rafael falou que existe uma dificuldade no trabalho, pois o número de pessoas voluntárias é pequeno e os problemas de animais com problemas é cada vez maior. O presidente disse se faz necessário um engajamento maior da sociedade. Rafael reafirmou que a ONG age de forma independente, no entanto, existe a necessidade de parcerias com órgãos instituídos, sejam públicos ou privados.

 

Nesta terça-feira, dia 10, às 19h00, na Escola Vera Cruz, Rua do Prado, Centro de Patos, aconteceu uma reunião aberta para que as pessoas possam conhecer o trabalho do Adota Patos e também contribuir com a entidade.

 

Comentário do programa – A proteção aos animais de rua não pode ficar dependendo apenas do Poder Público. A comunidade tem que se engajar e participar não só do ponto de vista financeiro, como protegendo e não deixando os próprios animais abandonados. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *