Por Genival Junior Sábado – 21 de Julho de 2018
Em cumprimento a mais uma etapa do processo de capacitação de profissionais, a Prefeitura de Patos encerrou na noite desta sexta-feira, 20/7, no auditório do centro de Formação de Educadores Marlene Cézar Bezerra, o Curso de Capacitação para Cuidadores de Crianças com Necessidades Especiais.
O evento foi organizado através do setor psicossocial da Secretaria Municipal de Educação, que realizou desde a última segunda-feira, 16/7, atividades voltadas ao processo de inclusão social nas escolas da rede municipal de ensino, para profissionais que trabalham no processo de inclusão social e educacional do Município.
De acordo com a Edneide Saturnino de Oliveira, coordenadora do setor Psicosocial, o curso foi ministrado para mais de oitenta cuidadores que puderam adquirir melhores estratégias de aprendizado para trabalhar em sala de aula. “Houve um bom rendimento no decorrer do curso, principalmente em relação a um maior conhecimento sobre a experiência que já vem sendo trabalhada por cada profissional”, explicou Edneide.
Durante os cinco dias, a programação foi ministrada pela psicóloga e especialista em gestão pública municipal, Célia Supino, que ofereceu momentos de teoria e prática e discutiu algumas metodologias que podem ser aplicadas com as crianças e adolescentes portadoras de necessidades especiais. “O trabalho com pessoas portadoras de deficiência é sempre uma construção, pois cada pessoa com deficiência é única e precisamos está sempre planejando e conhecendo, cada vez mais, esse ser único”, destacou.
Ao final do curso, foram entregues certificados aos participantes, contendo a comprovação de uma carga horária de 20 horas de curso, tanto para os profissionais cuidadores, como professores do Atendimento Educacional Especializado-AEE, que discutiram os aspectos mais importantes da educação inclusiva.