Cada Estado tem as pesquisas que merece (com comentário)

By | 26/08/2018 5:17 am

 

Respeitamos as preferências de cada um, mas a história das pesquisas feitas a cada eleição na Paraíba suscita muitas dúvidas.

 

O jornalista Tião Gomes faz um retrospecto muito interessante sobre as pesquisas feitas na Paraíba pelo IBOPE que se tem acertos a nível nacional, nunca acertou uma na Paraíba. Tião atribui esses erros ao fato de aquele instituto terceirizar a realização das pesquisas aqui em nosso Estado, contratando empresas locais cuja credibilidade ficaria a desejar. Mas vamos ao que diz Tião:

 

“Não duvido de pesquisas, mas duvido do Ibope

 

 

 

 

(Tião Lucena)

 

Não duvido de pesquisas, mas duvido do Ibope. Nunca acertou uma na Paraíba. Sempre errou e o pior, para o mesmo cliente, a TV Cabo Branco ou Sistema Paraíba, que é obrigado a contratar o tal instituto, mesmo sabendo que este terceiriza seus serviços, contrata pessoas inexperientes para pesquisar os paraibanos e depois joga no ar resultados que nunca batem com a realidade.

 

2 – Começou a errar em 1986. Todos lembram. No fechamento das urnas, um pausado Cid Moreira anunciava empate técnico entre Tarcisio Burity e Marcondes Gadelha. Dali a instantes as urnas foram abertas e Burity ganhou com 300 mil votos de diferença. Um empate técnico bastante estranho, vocês não acham?

 

3 – Quatro anos depois entram em campo Wilson Braga e Ronaldo Cunha Lima. Wilson ia ganhar de lavagem, anunciava o Ibope. Tinha 68 por cento, contra apenas 6 por cento de Ronaldo. Deu águia pra Braga e Ronaldo papou a eleição.

 

4 – Com Lúcia Braga versus Mariz aconteceu a mesma coisa. Lúcia botou 65 por cento na frente de Mariz e quem ganhou foi o candidato do então PMDB. Se bem que pesou a armação que fizeram com os carros de Gesner Caetano, mas nem por isso deixa de valer a máxima que diz: O que o Ibope anunciar, leia de trás pra frente.

 

5 – E os exemplos se sucederam de lá pra cá. Em 2010, quando enfrentou Ricardo Coutinho, Maranhão tinha, segundo o Ibope, 53,73 por cento. Em 2014 o Ibope dizia que Cássio ganharia com 47 por cento. O que se viu foi outra coisa.

 

6 – De modo que, repetindo o que foi dito lá em cima, de pesquisas eu não duvido, duvido do Ibope que nunca acertou uma na Paraíba.”

 

Comentário do programa -É esperar para ver! Talvez os mentores destas empresas apostem em cada eleição que o eleitor se impressionará com os resultados divulgados por elas e modificará seu voto para acompanhar as pesquisas. O que, ao que parece, não tem acontecido. (LGLM)

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *